Esporte

Confira como manter a forma e a saúde com o jogo de tênis

Por Redação Doutíssima 09/06/2015

Se você está procurando um esporte, o jogo de tênis pode ser uma ótima opção. Em 9 de junho, comemora-se o Dia do Tenista e os praticantes dessa modalidade realmente têm muito o que festejar. Trata-se de uma excelente atividade esportiva, que traz diversos benefícios para quem busca condicionamento físico e manutenção da saúde.

 

De acordo com o último levantamento realizado pela Federação Internacional de Tênis, em 2006, menos de 1% da população brasileira praticava esse esporte.

jogo de tenis

O tênis é um esporte que trabalha a coordenação e a agilidade de forma divertida. Foto: iStock, Getty Images

Essa pesquisa, porém, mostrou que, em cinco anos, o número de adeptos cresceu 11% desde 2001 – ano do tricampeonato conquistado por Gustavo Kuerten em Roland-Garros, torneio realizado na França e um dos mais tradicionais da modalidade.

 

Jogo de tênis e os benefícios para a saúde 

Diversos benefícios à saúde estão associados ao jogo de tênis. Confira quais são eles.

 

1. Redução da gordura corporal e colesterol

Os praticantes de tênis perdem bastante gordura corporal e, além disso, não permitem que o nível de colesterol supere o limite recomendável. É por isso que o jogo de tênis está associado a menor chance de doenças que podem ser fatais – como ataques cardíacos e outros graves problemas cardiovasculares.

 

De acordo com um estudo realizado pelo físico Ralph Paffenbarger, pessoas que praticam três horas semanais de tênis, em intensidade moderada, reduzem pela metade o risco de morte. Para chegar à conclusão, o especialista analisou 10 mil pessoas ao longo de 20 anos.

 

2. Agilidade, equilíbrio e flexibilidade

O jogo de tênis exige movimentos e corridas constantes ao redor da quadra, e um contínuo alongamento do corpo. Por isso, praticar o esporte pode melhorar tanto sua agilidade quanto sua flexibilidade, bem como seu equilíbrio.

 

3. Coordenação

O tênis é um esporte rápido, capaz de melhorar a coordenação entre mãos e olhos. Quem pratica a atividade com regularidade possui maior nível de controle sobre seus próprios movimentos.

 

4. Cérebro

Jogar tênis com regularidade é positivo para o intelecto e aumenta seu poder de decisão. De acordo com um estudo realizado pela Universidade de Illinois, Estados Unidos, o esporte exige atenção e pensamento tático constantes, e por isso trabalha novas conexões entre os nervos cerebrais. Com isso, promove um contínuo desenvolvimento do cérebro.

 

5. Diversão

Um jogo de tênis é extremamente divertido – e a diversão é um fator importante para a saúde mental. Conforme uma pesquisa realizada pela Universidade Estadual Southern Connecticut, quem pratica o esporte tem níveis maiores de vigor, otimismo e autoestima, e menores de depressão, raiva, confusão e ansiedade, se comparadas com quem não pratica o exporte.

 

Jogo de tênis: ótima iniciativa para crianças

Os pais que buscam uma primeira atividade física para seus filhos devem considerar o tênis. Além dos benefícios gerais, o esporte é positivo em certos aspectos específicos para as crianças.

 

“O tênis ainda colabora bastante para o desenvolvimento físico das crianças, com a melhora da condição aeróbica, coordenação motora, força, velocidade, antecipação e equilíbrio dinâmico, além de promover o fortalecimento ósseo”, indica André Torres, membro da Associação dos Professores de Tênis de São José dos Campos/SP.

 

Como é um esporte que envolve muita técnica, o mais indicado para começar a praticá-lo é procurar uma aula especializada. Existem diversas academias específicas espalhadas pelo Brasil.

 

Antes de começar a praticar qualquer atividade física, é preciso consultar um médico para saber se você está apto para ela. É preciso também ficar atento ao risco de lesões – como a sobrecarga em ombros e joelhos, bastante comum nesse esporte.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!