Vocês já ouviram falar sobre ATM? Ou DTM? Muitos de vocês não, e hoje estou aqui para falar um pouquinho sobre este assunto.
Cada vez mais os serviços de odontologia são procurados pela presença de dores, porém muitas dessas dores não são de origem dentária, mas sim devido a desordens temporomandibulares que vem cada vez mais tendo importância pela sua maior ocorrência.
O que é ATM?
ATM significa Articulação Têmporo-Mandibular. Esta articulação está localizada na frente do ouvido, e é a articulação mais exigida pelo corpo humano, em média exerce 10.000 movimentos por dia e é utilizada durante a fala, deglutição e mastigação. Por ser uma estrutura dinâmica e complexa, quando algum de seus componentes encontra-se em desordem, a ATM fica vulnerável e nesse momento as dores e disfunções aparecem.
Quais são os sinais e sintomas da ATM?
A disfunção da ATM é detectada quando o paciente chega na clinica apresentando como sinais e sintomas característicos, podendo ser:
- Cefaléia (dor de cabeça)
- Dores faciais, temporais, hemicranianas, maxilo e região têmporo-mandibular
- Dores de dente e sensibilidade alterada
- Estalidos ou rangidos nas articulações
- Dificuldade de abrir totalmente a boca
- Dificuldade de mastigar
- Dor de ouvido, zumbido
- Desgaste dental
- Cervicalgias, dores escapulares e dorsais.
E quais são as causas?
Podemos mencionar como causas dos distúrbios da ATM:
- Traumas
- Abertura excessiva da boca
- Deslocamento do disco articular
- Hábitos parafuncionais (como apertamento dental diurno ou noturno, permanência de objetos entre os dentes, bruxismo, mastigar de um só lado, chupar ou morder o dedo)
- Má oclusão dentária
- Stress
- Alterações posturais.
Tratamento:
O tratamento da ATM com fisioterapia é um complemento do tratamento direto realizado por um Dentista especialista. Essa união de profissionais aumenta as chances de sucesso da recuperação e reabilitação do paciente.
A fisioterapia tem como objetivo:
- Melhorar a função da articulação
- Minimizar as dores
- Melhorar a amplitude de movimento
- Melhorar a postura
- Reduzir a inflamação
- Fortalecer o sistema músculo-esquelético
- Reeducar o paciente em relação ao posicionamento correto da mandíbula.
Para esse tratamento são utilizados alguns recursos fisioterapêuticos como exercícios isométricos para fortalecer os músculos, exercícios repetitivos para melhorar a biomecânica da articulação, liberação miofacial, aplicação da técnica de RPG (reedução postural global), técnicas de mobilização articular. Aparelhos como o Laser, que irá promover o efeito analgésico, antiinflamatório, cicatrizante e age diminuindo o edema, o TENS (estimulação elétrica nervosa transcutânea) que irá promover a melhora da dor, o Ultra-Som, que irá diminuir a rigidez articular, aumentar o fluxo sanguíneo, reduzir o espasmo muscular e diminuir a dor.
A abordagem do fisioterapeuta nas disfunções da ATM é bem ampla e dirigida a minimizar ou abolir a sintomatologia, devolver a função ao paciente e além, adotar uma medida de educação, levando informação, orientando o paciente a respeito de medidas que ele pode tomar para minimizar o problema.
E não esquecendo que a mudança de hábitos é fundamental neste tratamento! Todo o trabalho do fisioterapeuta e do dentista não terá eficácia alguma se o paciente não abandonar seus antigos hábitos.