Estética

As melhores dicas para você se livrar das olheiras

Por Redação Doutíssima 11/01/2014

Há algo pior do que acordar cedo, olhar no espelho e perceber a formação de olheiras enormes? Resultado de uma série de fatores que se somam no dia a dia, ela deixam o rosto com um aspecto cansado. Mas nada que alguns cuidados e dicas não possam dar conta.

olheiras

Cuidados constantes com a pele ajudam a evitar o surgimento de olheiras. Foto: iStock, Getty Images

Por que as olheiras aparecem?

A pele abaixo do olho é extremamente fina e delicada, o que torna tudo o que está acontecendo nessa região muito mais visível. Mas nem todas as olheiras são iguais. As cores mais comuns são em tons de azul e marrom, cada uma com causas diferentes.

Geralmente, as azuis são causadas por sangue oxigenado encontrado na região do olho. Se você foi dormir tarde, essa cor se intensifica – o que explica por que elas são mais comuns na parte da manhã. As marrons, por outro lado, têm mais a ver com a pigmentação da pele. Elas estão mais relacionadas a seus genes, esfregar os olhos ou exposição ao sol.

A falta de sono permite que os vasos sanguíneos se dilatem. Ou seja, uma noite mal dormida pode ser o suficiente para que as olheiras comecem a surgir. Mas essa não é a única causa. Você sabia, por exemplo, que até mesmo a sua dieta pode influenciar?

Além disso, elas costumam piorar com a idade, especialmente porque a sua pele começa a perder elasticidade. Outro fator envolvido é um processo conhecido como hiperpigmentação periorbital, que é basicamente uma condição que resulta em mais melanina produzida na pele abaixo dos olhos.

De acordo com um estudo publicado no Indian Journal of Dermatology, as olheiras estão entre as queixas mais comuns com as quais dermatologistas têm de lidar. A má notícia é que o tratamento pode não ser tão simples.

Como se livrar das olheiras

Apesar das suas várias causas, existem alguns métodos que podem ajudar a diminuir a coloração e atenuar a aparência das olheiras. Veja algumas delas.

Pepino

É um antigo e conhecido remédio para esse problema. Mesmo em clínicas profissionais e spas, ele é usado para proporcionar um efeito imediato de resfriamento. Funciona como um adstringente e ilumina as áreas escuras sob os olhos. Também aumenta o fluxo de sangue e reduz o inchaço.

Tomate

É uma excelente solução para se livrar das olheiras porque torna a pele macia e suave. Tudo que você precisa fazer é misturar uma colher de chá de suco de tomate com uma colher de chá de suco de limão e aplicar essa mistura sob seus olhos.

Água de rosas

Tem ingredientes incríveis para cuidados da pele. Ela rejuvenesce a pele e tem um efeito calmante sobre os olhos cansados. Devido às propriedades adstringentes leves, também funciona como um ótimo tônico.

Saquinhos de chá preto ou verde

A cafeína e os antioxidantes presentes no chá podem ser altamente benéficos para se livrar das olheiras, bem como do inchaço sob os olhos. Os taninos, em particular, ajudam a diminuir a inflamação e auxiliam o processo de descoloração.

E aí, gostou das dicas para diminuir as olheiras? Depois não se esqueça de compartilhar conosco o resultado.