Estética

Talco pode ser aliado da mulher na hora de se embelezar

Por Redação Doutíssima 14/04/2015

O talco é uma substância muito comum nos cuidados para bebês. Mas os benefícios desse produto não param por aí. É possível utilizá-lo em diversos truques de beleza, inclusive substituindo cosméticos caros pelo seu uso. Essa substância é comum no mundo da beleza e não causa perigo algum.

Talco usado em cosméticos

De acordo com a Food and Drug Administration (FDA) – órgão que controla os cosméticos nos Estados Unidos – o talco é um mineral que surge naturalmente, extraído da terra, composto de magnésio, silício, oxigênio e hidrogênio. Quimicamente, é conhecido como silicato de magnésio hidratado, com uma fórmula química de Mg3 Si4 O10 (OH)2.

talco

Produto para cuidado de bebê pode ser usado como primer ou pó matificante na pele. Foto: iStock, Getty Images

Ainda segundo a FDA, o talco tem muitos usos em cosméticos e outros produtos de higiene pessoal, em alimentos, como arroz e goma de mascar, e para a fabricação de comprimidos.

Um exemplo é que ele pode ser utilizado para absorver a umidade, para fazer uma maquiagem facial opaca, ou para melhorar a sensação de um produto.

Truques de beleza com talco

Você pode usar o talco de diversas maneiras, por isso, se não tem esse item em casa, é melhor adquirir um agora mesmo.

1. Ter um efeito de cílios postiços

Se você gosta de cílios volumosos, e não tem intimidade alguma em colocar cílios postiços, ou sua máscara não consegue dar esse efeito, o produto é capaz de ajudar.

O truque é para engrossar seus cílios, polvilhando um pouco desse pó milagroso para bebês antes de aplicar rímel. O pó vai agir como um primer, dando-lhe cílios mais cheios e glamourosos

2. Shampoo a seco caseiro

Acabou o seu shampoo a seco? Basta aplicar um pó de bebê debaixo da camada superior do cabelo, bem na raiz, para absorver o excesso de óleo. Se você tem cabelos escuros, misture o pó de bebê com cacau em pó. Para o cabelo ruivo, misture um pouco de canela. Depois, massageie a raiz para distribuir uniformemente o produto por todo o cabelo e pentear.

3. Assadura entre as coxas

No verão, mulheres que possuem as pernas mais grossas podem sofrer com assaduras, principalmente ao usarem um vestido. Por isso, antes de sair em um dia quente de verão, coloque um pouco do produto entre suas coxas para evitar atrito.

4. Primer de maquiagem

Para usá-lo como primer, aplique uma fina camada sobre o seu rosto antes de iniciar a maquiagem. Além disso, é possível usá-lo com um pó matificante: basta utilizar um pouquinho depois da maquiagem. É muito fácil e não custa quase nada.

5. Aumentar a duração de um batom

Se o seu batom simplesmente desaparece em pouco tempo, basta selá-lo usando talco. Depois de aplicar o batom, mantenha um guardanapo fino contra seus lábios e aplique um pouco de pó sobre ele. Isso também irá fazer o seu batom criar um efeito fosco.

6. Pós-depilatório

Depois de fazer a barba, o rosto ou as pernas, basta polvilhar um pouco de talco na área. Isso irá promover um alívio imediato, já que esse pó tem uma propriedade natural de refrigeração, e irá eliminar qualquer irritação, deixando a sua pele suave e sedosa. Também é perfeito para peles sensíveis.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!