Medicina Alternativa

Aprenda a fazer remédios caseiros para inchaço nos olhos

Por Redação Doutíssima 11/12/2014

O inchaço nos olhos é, normalmente, um sintoma de alergias, falta de sono, estresse ou má alimentação – em casos mais raros, é resultado de uma doença ocular como a blefarite, inflamação das pálpebras e base dos cílios. Os olhos vão se tornando inchados quando a pele fica irritada ou com coceira. As pessoas que consomem grandes quantidades de álcool e sódio antes de dormir também podem acordar a ssim, devido à retenção de água.

inchaco-nos-olhos

Métodos caseiros aliviam a dor e o inchaço nos olhos. Foto: iStock, Getty Images

Como tratar o inchaço nos olhos

 

Devido à grande variedade de possíveis causas, as pessoas normalmente são surpreendidas com os olhos inchados, e também com o desconforto causado, a visão embaçada, vermelhidão, secreção ocular, dor nos olhos e sensação de coceira.

 

Se você está sofrendo com este problema, procure identificar quais os outros sintomas que se apresentam. Com isso, você saberá se há ou não a necessidade de buscar um médico, para que ele prescreva algum tipo de tratamento para curar o inchaço nos olhos e a sua causa. Além disso, você pode usar alguns métodos caseiros para aliviar os sintomas.

 

Métodos caseiros para aliviar inchaço nos olhos

 

Água

 

A maneira mais fácil de se livrar do inchaço nos olhos é beber água. Quando o corpo está bem hidratado, existem menos chances de retenção de líquido, o que causa inchaço na área de olhos e outras partes do seu corpo. A água também ajuda a eliminar as toxinas. Para ficar bem hidratado, beba pelo menos 8 copos de água por dia. Além disso, você deve reduzir a quantidade de sal ingerida, para reduzir a retenção de água no organismo. Além disso, evite bebidas com cafeína e carbonadas, que causam a desidratação.

 

Colheres frias

 

Este remédio caseiro é muito simples e surpreendentemente eficaz. Ele vai ajudar a relaxar os vasos sanguíneos, oferecendo, assim, o alívio para o inchaço nos olhos e também das olheiras. Para isso, basta colocar duas colheres de metal na geladeira por 15 minutos.

 

Depois, é só segurar a parte arredondada de uma das colheres contra seu olho por alguns minutos, até que ela fique quente. Depois que ela esquentar, procure substituí-la por outra fria. Faça isso algumas vezes ao dia para amenizar os sintomas.

 

Pepino

 

O pepino é outro bom remédio para tratar o inchaço nos olhos. As enzimas e as propriedades adstringentes dos pepinos ajudam a reduzir a inflamação e também a acabar com as rugas e olheiras ao redor dos olhos.

 

Corte um pepino em fatias grossas e deixe na geladeira durante 10 minutos. Coloque as fatias frias sobre as pálpebras por aproximadamente 10 minutos ou até que fiquem quentes. Repita o método várias vezes por dia.

 

Morangos

 

O ácido alfa-hidroxi presente nos morangos ajudam a reduzir o inchaço nos olhos. Para isso, basta refrigerar alguns morangos na geladeira por 30 minutos. Depois, corte em pedaços grandes e coloque as fatias sobre seus olhos por alguns minutos.

 

Saquinhos de chá

 

Você pode usar saquinhos de chá verde ou chá preto para aliviar o inchaço nos olhos. Eles contêm propriedades que acabam com a vermelhidão e a inflamação. Mergulhe dois saquinhos de chá em água quente por alguns minutos. Em seguida, retire-os e deixe esfriar a uma temperatura morna. Deite-se, coloque os saquinhos de chá sobre as pálpebras, deixe descansar por alguns minutos e repita todo o processo várias vezes ao dia.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!