Guia dos Dentes

Conheça os mistérios em torno das inlays e das onlays

Por Redação Doutíssima 12/01/2014

rest-6

A dentística restauradora é a especialidade dentro da odontologia que busca a perfeição estética e funcional dentro dos tratamentos propostos por ela. É uma especialidade que trabalha reconstruções dos mais diversos tipos, sempre com o máximo de naturalidade e resistência. Se você quebrou um dente importante ou teve uma cárie muito complexa ou mesmo apresenta imperfeições nos dentes que precisam ser tratadas com a dentística, então você precisa do especialista em dentísta restauradora. Um dos procedimentos que, ao meu ver, ficam entre a dentística restauradora e a prótese, são as inlays e onlays que são reconstruções feitas de forma indireta, visando uma melhor restauração do elemento dentário comprometido.

restauração-5

Qual a diferença entre as inlays e as onlays?

– As cavidades preparadas no interior dos dentes podem ser chamadas de Inlays: cavidades contidas no interior da estrutura dentária, como uma caixa pura e por isso denominada de intracoronária. Dificultando um pouco, seriam cavidades do tipo: classe I oclusal, classe V, classe II composta (dois faces) e complexa (três ou mais faces) sem proteção de cúspide

cad-7

– Já falando em onlays, seriam cavidades que apresenta cobertura de cúspide e/ou de outras faces do dente e por isso, já seriam consideradas extracoronárias parciais, seriam cavidades do tipo: M.O.D que englobam uma área que vai da mesial do dentes, passando pela face oclusal e terminando na face distal.

 

Por se tratar de um procedimento que ocorre de forma indireta, não é feito diretamente na boca e precisa de uma fase laboratorial para ser concluído. Isso vai ser feito, em média, em 2 consultas e entre elas, o dentista encaminhará o material para ser confeccionado em laboratório protético.

rest-4

Os laboratórios pode utilizar o material que o dentista escolher e a cor e formato o mais próximos do natural para o paciente e com isso, fará trabalhos em porcelana ou em resina composta que ficarão bem parecidos com um dente natural.

rest1

Alguns dizem que as inlays e as onlays nada mais são do que restaurações chiques. E não posso dizer que estão completamente errados. A técnica de confecção das inlays e onlays em resina composta, por exemplo, são bem parecidas com as restaurações só que feitas fora da boca do paciente. Isso pode ter vantagens e desvantagens, mas esse assunto não faz parte da nossa conversa de hoje.

Então, se possuir um dente quebrado ou com uma cárie que tenha a chance de ser restaurado ou ser feita uma inlay ou onlay, você já saberá o que elas são quando seu dentista conversar sobre elas com você.