Guia dos Dentes

Saiba para que servem as liguinhas coloridas do aparelho

Por Redação Doutíssima 02/12/2013

As liguinhas coloridas podem deixar o uso do aparelho ortodôntico muito divertido. Mais do que a estética, elas têm um papel importante no tratamento. Vale a pena escolher bem a cor que você irá usar, já que algumas ajudam a melhorar o visual e outras são capazes de prejudicar a aparência.

liguinhas istock getty images doutíssima

Uso de liguinhas coloridas pode deixar o uso do aparelho ortodôntico muito divertido. Foto: iStock, Getty Images

Liguinhas ajudam no tratamento

As liguinhas coloridas possuem função muito simples no tratamento ortodôntico, mas nem por isso pouco importante. Cabe a esses elásticos que ficam em torno de cada braquete segurar o fio no interior do suporte. Isso é essencial porque é o fio quem controla o movimento dos dentes na maioria dos casos.

Escolhê-las bem é capaz de diminuir o incômodo do uso do aparelho. Um levantamento publicado no Journal of International Oral Health investigou quais os principais problemas vivenciados pelos pacientes durante o tratamento. Das 312 pessoas entrevistadas, 20,4% responderam o “sorriso feio” – logo atrás da duração, mencionada por 29,3%.

As liguinhas são capazes de dar um ar mais divertido ao uso, principalmente para crianças e jovens. A cada consulta é possível escolher uma nova cor – ou até mesmo uma combinação delas. Tudo varia conforme o gosto do paciente.

Segundo um estudo feito com 500 pacientes e publicado no European Journal of Dentistry, 55,2% deles as preferem bastante coloridas, enquanto 44,8% optam por aquelas que são mais discretas. Dentre as cores mais preferidas estão tons de vermelho e roxo para mulheres, e tons de azul e preto para homens.

Como escolher as cores

Embora não haja nenhum guia de estilo oficial para escolher as cores desses pequenos elásticos, você ainda pode considerar algumas sugestões. Lembre-se de que as cores que você vê muitas vezes aparecem um pouco mais claras em seus dentes. Escolher corretamente ajuda a complementar o visual.

Os tons de dourado, azul escuro, turquesa, laranja, verde, violeta ou rosa podem ficar super bem se você tem um tom de pele mais escuro. Azul, bronze, roxos mais escuros ou azuis e tons suaves de rosa e vermelho muitas vezes complementam um tom de pele mais claro.

Além disso, lembre-se que cores escuras podem fazer que os dentes pareçam mais brancos, enquanto cores mais claras fazem o oposto.

Uma boa dica na hora da escolha é optar por cores que combinam ou complementam seus olhos ou a cor da roupa que você muitas vezes usa. Também é possível escolher por usar as cores do seu time favorito, ou vermelho e verde durante o Natal.

Tenha em mente que há algumas cores que você pode querer evitar. As ligas pretas podem ter uma aparência ruim, como se você tivesse alimentos em seus dentes, assim como as liguinhas verdes.

O branco pode parecer uma boa escolha, mas é capaz de deixar seus dentes parecerem mais amarelados. Além disso elásticos brancos podem manchar mais facilmente.

Da mesma forma, se o esmalte já aparece ligeiramente amarelo, elásticos amarelos intensificarão esse efeito. Lembre-se que durante o tratamento é preciso ter cuidado e higienizar corretamente todo o aparelho.

De acordo com a American Association of Orthodontists, um tratamento ortodôntico é uma espécie de parceria entre paciente e profissional. Para que se tenha sucesso, é preciso que quem coloca um aparelho dental siga corretamente as instruções passadas pelo seu ortodontista e também mantenha uma excelente higiene oral.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!