Clínica Geral

Como treinar seus reflexos

Por Redação Doutíssima 17/01/2014

Quando estamos em uma partida de futebol com os amigos e a bola vem em sua direção, a primeira coisa a fazer é abaixar a cabeça para desviar da bola. É o nosso reflexo que te salvou dessa bolada, os reflexos são sinais nervosos que induzem reações musculares perante estímulos externos.

Driving-visibility

Possuir bons reflexos melhora a performance em esportes, exercícios físicos e atividades simples do dia a dia como atravessar uma rua ou mesmo dirigir. Existem pessoas que já nascem com os reflexos rápidos e ágeis, enquanto outras precisam praticar um pouco para conseguir uma reação rápida aos adventos. Veja aqui algumas dicas para melhorar os seus reflexos:

  1. Corrida na floresta ou no bosque:  Essa técnica é simples pois não requer nenhum equipamento especial, correr em um bosque é a maneira mais fácil de aumentar seus reflexos. Encontre uma trilha estreita em vez do caminho largo e comece a correr. As raízes, pedras que surgirão no caminho inesperadamente vão fazer o seu corpo exercitar a reagir rapidamente para evitar quedas. Quanto mais você correr, maior será o resultado.
  2. Bola de borracha: Você pode encontrar em lojas de artigos de esportes a bola de borracha ou bola de reação para comprar. Ela possui seis lados que quicam em ângulos imprevisíveis. O exercício funciona de tal maneira: você deve jogar a bola contra uma parede e pegá-la quando vier em sua direção. Jogue a bola com bastante força para exercitar bastante os reflexos. Se quiser um desafio maior, mergulhe para alcançá-la.
  3. Jogo da queimada: Este exercício é o mais divertido de todos. Você só vai precisar de uma bola de borracha e um amigo disposto a jogar. Você pode jogar em casa mesmo ou no seu prédio, ache uma parede e posicionem-se de frente a ela. Uma pessoa lança a bola em uma distância de 10 passos e a outra pessoa deve desviar da bola. Você vai notar que os desvios vão aumentando com o tempo, assim vocês podem aumentar a velocidade de jogar a bola e diminuir a distância.
  4. Visão periférica: Para obter uma rápida reação, é preciso estar atento ao que está chegando. A sua visão periférica pode ajudar a prestar mais atenção em objetos e obstáculos. Para treinar a sua visão periférica você pode observar algum objeto distante da sua janela e enquanto isso começar a prestar atenção no que se passa ao redor dele sem expandir muito o seu campo de visão. Ou enquanto estiver dirigindo, tente observar os objetos que aparecem na sau visão periférica e que vão ficando para trás. Você pode começar a identificar os carros que passam por você ou a cor do cabelo dos motoristas.
  5. Videogame: jogar vídeogame, querendo ou não, requer uma boa coordenação dos olhos com as mãos. Você precisa realizar ações rapidamente sem pausas. Há estudos que mostram que a prática de alguns minutos por dia já pode melhorar os seus reflexos.