Guia dos Dentes

Dicas para cuidar do seu aparelho dental

Por Redação Doutíssima 13/01/2014

comer-4

Dentro de alguns anos de ortodontia foi possível verificar um padrão nas alterações que os pacientes com aparelho possuem e que causam problemas ao longo do tratamento. São alguns erros que se repetem e que podem ser evitados com muita facilidade e para isso só precisa de um pouco mais de comprometimento por parte do paciente que pode ajudar bastante o ortodontista e tornar o tratamento extremamente agradável ou muito complicado e dolorido, só depende de você. Vou dar algumas dicas para que você possa cuidar do seu aparelho dental da melhor forma possível.

sensibilidade-3

É importante que você entenda alguns fatores importantes para um bom tratamento. É extremamente fácil de seguir basta um pouco de comprometimento e paciência:

– Você precisa entender que são colocadas várias peças nos seus dentes que são resistentes mas não aguentam forças muito grandes e para que elas fiquem no local correto, sem quebrar, é necessário que você evite essas forças maiores que são causadas por hábitos de roer, mastigar comidas muito duras sem cortar com o garfo e a faca e sem falar nos pacientes que abrem ou quebram tudo com os dentes causando diversos traumas no aparelho e na boca.

comer-3

– A partir do momento que você entende que não pode mais fazer muitas forças grandes com os dentes, você poderá passar para o segundo ponto: eu recomento para meus pacientes que acabaram de colocar o aparelho, começar a comer somente alimentos bem moles e aos poucos ir colocando os alimentos normais na dieta.

– Os paciente que possuem hábitos deletérios precisam resolver o problema com os hábitos o mais rápido possível e para isso, alguns precisam de ajuda de psicólogos para corrigir o problema como de roer unha em grande quantidade e com grande frequência, pacientes com hábitos alimentares muito duros como os nortistas que comem muito a famosa “farinha baguda”, hábitos severos de chupar dedo também devem ser corrigidos pelo ortodontista.

cer-3

– A gengivite é um problema visto frequentemente em pacientes com aparelho dental. Tivemos uma conversa recente sobre a limpeza dentária com aparelho e lá eu deixei várias dicas para vocês.

chi-4

O que eu mais falo com meus paciente é que tenham cuidado. O aparelho dental é um tratamento sério que leva um tempo significativo e pode ser muito tranquilo e rápido se você ajudar seu dentista. É um tratamento que chamamos de diretamente proporcional à conduta do paciente e sem a colaboração do paciente não há possibilidade de um tratamento conforme o preconizado.