Quanto mais estudamos sobre o clareamento, mais descobrimos mecanismos de ação que precisam ser controlados de forma mais eficiente. Com as técnicas e materiais utilizados atualmente, a segurança do clareamento dental feito pelo profissional está atingindo porcentagens importantes e otimistas. O grande problema na segurança do clareamento dos dentes está nos excessos e vamos conversar um pouco sobre esses fatores. No final de nossa conversa você saberá responder o quanto é seguro o clareamento dos dentes.
Os principais problemas que podem acontecer devido o clareamento dental estão relacionados com:
– Desmineralização dentária provocando sensibilidades ou dores nos dentes. Alguns relatam pontadas fortes e que passam logo depois de beber água gelada, por exemplo.
– Logo após o clareamento, a cor dos dentes fica perfeita mas com pouco tempo já começa a voltar para uma cor perto da que estava antes do clareamento dos dentes.
– O paciente nem consegue fazer o clareamento dos dentes que dói muito quando o dentista aplica o gel.
– Problemas gengivais também podem acontecer, desencadeando gengivites e até mesmo periodontites.
Para que nada disso aconteça, o dentista e o paciente precisam seguir uma série de regrinhas que juntas forma o protocolo de clareamento dos dentes, seja caseiro ou a laser. Se alguma dessas regras for desrespeitada, seja pelo paciente ou pelo dentista, a segurança do clareamento dos dentes começa a diminuir.
Então vamos aos fatores que diminuem a segurança do clareamento dos dentes:
– Pacientes que possuem problemas gengivais ou periodontais e se submetem ao clareamento dos dentes sem tratar a parte periodontal antes.
– Pacientes que querem ficar com os dentes muito brancos e convencem o dentista a aplicar o produto por tempo maior que o recomendado ou com mais repetições para ter efeitos mais significativos. Alguns inclusive, fazem clareamento a laser,com o profissional e em um curto período de tempo já querem fazer de novo.
– Pacientes que fazem o clareamento dos dentes sem mudar seus hábitos como de beber vinho, café, coca-cola, dentre outros.
– O flúor é fundamental para um clareamento dos dentes mais duradouro.
Não tem segredo, assim como tudo na vida, os excessos vão ter problemas. Escolhendo um bom dentista e seguindo tudo que ele lhe pedir para fazer, terá poucos ou nenhum efeito colateral, o efeito final do clareamento dos dentes será mais duradouro e não chegará a agredir o dente causando sinais ou sintomas clínicos.
É um procedimento super seguro mas com variáveis que podem fazer toda a diferença.