Guia dos Dentes

Saiba como armazenar sua escova dental

Por Redação Doutíssima 24/01/2014

dental-6

Ontem tivemos uma longa e deliciosa conversa sobre as diferentes possibilidades e maneiras de limpar a escova dental da melhor forma possível e avisei que hoje falaríamos sobre o seu armazenamento. De nada adianta limpar muito bem a escova dental e armazenar de forma errada e o contrário é verdadeiro, de nada adianta armazenar da maneira mais eficaz possível se a limpeza não foi feita como deveria. Então, coloquei as duas conversas próximas para você poder aprender sobre dois assuntos que são complementares e diretamente ligados. Como você já sabe tudo sobre a limpeza de sua escova e já teve um dia para treinar, vamos aprender as formas de armazenamento.

dental-5

 

Para armazenar ou guardar a sua escova dental, você precisa pensar em um local fechado mas que não seja abafado. Que a escova não toque em nada com suas cerdas, deixando as cerdas suspensas. Um local livre de possíveis contaminações. Já vi casas que a escova dental fica em um pote, completamente descoberta, em cima da pia e do lado do vaso sanitários. Pessoal, isso é inaceitável. Não vou nem comentar mas é claro que a força gerada pela descarga do vaso, quando você a usa, joga um borrifo de micro partículas que vão quase até o teto. No mínimo, dê descarga com a tampa fechada.

dental-2

Deixando de falar de vaso sanitário e voltando para a escova dental, ela deve ser armazenada em locais como:

– Armário de banheiro que possua as condições citadas acima.

– Recipientes de plástico que a escova possa ficar suspensa e sem encostar as cerdas.

– A caixinha de proteção da cabeça da escova que já vem com algumas, é muito útil mas segue os mesmos cuidados para não acumular umidade.

– Alguns outros métodos de armazenamento mas que seguem as normas que conversamos.

dental-3

Estamos falando de algo que não precisa de grandes investimentos nem de grandes modificações em seu banheiro. Escova não pode encostar em outra escova, isso é lei. Não é aceitável um recipiente no qual caiba todas as escovas da família e elas ficam se encostando.

dental-1

O ideal para uma família é um recipiente, dentro de um armário e que cada escova fique em um “buraquinho” próprio. Para melhorar, pode colocar um pouco de antisséptico bucal a base de clorexidina dentro de um borrifador. Sempre quando terminar cada escovação, a pessoa dá apenas uma borrifada e guarda a escova, lembrando de deixar o mais seca possível.