Remédios Caseiros

3 Remédios caseiros para tontura

Por Redação Doutíssima 01/02/2014

cha-de-alecrim

É realmente desagradável sentir que o mundo está girando mais rápido, é a impressão pela qual a pessoa crê que os objetos à sua volta e ela própria estão animados de um movimento giratório e pode ser acompanhada de perda de equilíbrio, a famosa tontura.

Esta patologia traduz um compromisso do labirinto, situado no ouvido interno. As vertigens podem-se caracterizar pelo síndroma de “Meniére” com acessos de vertigens, zumbidos nos ouvidos e surdez unilateral. Contudo, as vertigens podem ser sintoma de um estado patológico grave, caracterizado por esclerose múltipla, lesões do labirinto, arteriosclerose, cardiopatias, intoxicações alimentares, distúrbios psíquicos e anemia.

Sintomas das vertigens ou tonturas

tontura-remedios-caseiros-para-tontura
Sensação de falta de equilíbrio, especialmente quando se desloca a cabeça repentinamente ou se levanta da almofada, náuseas, vômitos, diminuição da acuidade visual, diminuição da acuidade auditiva, desfalecimento (que pode chegar ao desmaio).

Causas das vertigens ou tonturas

As vertigens ou tonturas podem ser provocadas pelo consumo de bebidas alcoólicas ou por um estado de fraqueza. Pode surgir devido à inflamação do labirinto (labirintite), infecção por vírus (após uma gripe ou constipação), pode ser causada por anemia ou por estar a tomar certo tipo de medicamentos. Certos tumores podem ser responsáveis pelas vertigens.

Remédios Naturais para Tontura

20121212_125505_cha-sete-ervas
Acabar com a tontura nunca foi tão fácil e natural. Sabia que com um simples tratamento caseiro à base de chá de erva-doce e alecrim vai conseguir dizer adeus às tonturas? E isto tudo de uma forma bem rápida e eficaz.

1# O alecrim, planta também conhecida por alecrim de cheiro ou alecrineiro possui na sua composição elementos estimulantes, anti-inflamatórios, fortificantes, antivirais e antibacterianos. Por sua vez a erva doce possui propriedades cicatrizantes, calmantes, diuréticas, expetorantes, tônicas, galactogénias e sudoríficas.

Observação: Beber todos os dias antes de se deitar, devendo este ser realizado até à diminuição do aparecimento de tonturas.

Modo de fazer:

1 litro de água,

uma colher de chá de alecrim seco,

uma colher de chá de erva doce

2 a 3 cravinhos.

Modo de fazer:

Comece por colocar a água numa panela, seguidamente adicione a colher de chá de alecrim, a colher de chá de erva doce e os 3 cravinhos. Depois leve ao lume e deixe ferver por um período de 5 minutos. Findo esse tempo, retire a panela do lume, tape-a e deixe repousar o chá durante 10 minutos.

2# Groselheira-negra

Infusão:

– 5 g de folhas secas para um litro de água a ferver.

Deixe repousar 5 minutos. Beber uma chávena 3 vezes ao dia.

3# Pervinca

Decocção:

– 30 a 50 g de folhas para um litro de água e deixe ferver.

Adoçar com mel e tomar uma chávena 3 vezes ao dia.