Remédios Caseiros

Faça remédios caseiros para reduzir o nível de colesterol ruim

Por Redação Doutíssima 10/10/2014

Ter níveis muito altos de colesterol pode, com o passar dos anos, nos trazer problemas de saúde. Essa condição entope as artérias, podendo levar a ataques cardíacos e derrames. Ou seja, não precisamos de um motivo especial para, periodicamente, revisar a quantidade dessa substância no nosso sangue. Se os exames apontam que ela está presente em quantidade exagerada, o que podemos fazer para reduzi-la?

colesterol

Mudar a alimentação é o princípio para reduzir os níveis de colesterol ruim. Foto: iStock, Getty Images

O que fazer para controlar meus níveis de colesterol?

A maneira mais eficiente e simples é mudar os seus hábitos alimentares e manter o corpo sempre em movimento, com uma rotina regular de exercícios físicos. Parar de fumar também é importante. Os objetivos serão sempre dois: reduzir a quantidade de LDL – lipoproteína de baixa densidade, o colesterol ruim – e aumentar a de HDL – lipoproteína de alta densidade, o colesterol bom – no sangue.

Separamos algumas receitas caseiras que podem ajudar a atingir essas metas. Mas, antes de inclui-las na sua dieta, consulte o seu médico. Isso porque esses tratamentos alternativos podem ter alguma substância que, mesmo natural, pode não combinar com algum medicamento que você, porventura, tome.

Conheça 4 receitas caseiras para reduzir o colesterol

Sementes de coentro

Pesquisas recentes mostraram que o coentro ajuda a reduzir os níveis de colesterol total, LDL e os triglicérides. As sementes de coentro também têm efeitos hipoglicemiantes e podem ser úteis no controle do diabetes.

Basta adicionar duas colheres de chá de pó de semente de coentro (se você não tem pó de semente de coentro, basta usar as sementes de coentro, assá-las e moê-las) em um copo de água. Ferva a mistura e depois passe por uma coador para retirar os resíduos das sementes. Beba o chá uma ou duas vezes por dia. Você pode adicionar leite e açúcar e usá-lo como um substituto para o seu chá regular.

Cebola

Cientistas de Hong Kong descobriram que as cebolas vermelhas ajudam a reduzir os níveis de LDL e elevar os de HDL- que reduz o risco de desenvolvimento de doenças cardíacas. Misture uma colher de chá de suco da cebola e mel. Beba-o uma vez por dia. Você também pode incluir na sua dieta, junto com a cebola, o gengibre e o alho.

Suco de laranja

Beber três xícaras de suco de laranja fresco, diariamente, pode ser uma grande ajuda na redução dos níveis de colesterol no sangue. Isso porque a fruta é rica em vitamina C, folato e flavonóides. Um estudo publicado no American Journal of Clinical Nutrition descobriu que beber 750 ml de suco de laranja puro todos os dias pode aumentar o HDL e triglicerídeos, e diminuir a taxa de LDL / HDL em pacientes com hipercolesterolemia.

O suco de laranja fortificado com esteróis é ainda melhor. Estudos têm mostrado que cerca de 3 gramas de fitoesteróis por dia pode ajudar a manter o colesterol total inferior a 11%.

Óleo de coco

O óleo de coco é considerado um remédio benéfico para o LDL elevado, embora seja uma gordura saturada. O óleo de coco contém ácido láurico, que ajuda a aumentar o HDL e melhorar a relação entre os dois colesterois.

Para isso, adicione quantidades moderadas de óleo de coco orgânico em sua dieta. Você pode usar uma ou duas colheres de sopa do óleo diariamente. Evite usar óleo de coco refinado ou processado.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!