Um remédio para unha encravada pode ser o desejo e a solução de muitas pessoas que sofrem com o incômodo. Afinal, a dor ocasionada pelo problema é impossível de ignorar. Geralmente, surge em decorrência do corte errado na unha, que faz com que ela entre na pele e cause uma infecção.

 

O encravamento das unhas não é incomum. Pessoas que costumam utilizar sapatos apertados e desconfortáveis têm mais propensão à unha encravada. Muitas vezes, readequar o corte da unha soluciona o problema. Mas há casos graves em que é necessário tomar antibióticos e, até mesmo, recorrer a procedimentos cirúrgicos.

remedio para unha encravada
A cebola, o alho e o limão podem ajudar no alívio e na cura da unha encravada. Foto: iStock, Getty Images

Benefícios do remédio para unha encravada

Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD), o encravamento se caracteriza pela inflamação e vermelhidão do canto da unha. Em alguns casos, há presença de pus e dores agudas. Se não tratada, a infecção pode avançar. Muitas pessoas não sabem, mas a unha encravada pode ser classificada em três graus:

1. Grau I

Dor leve, com sensibilidade somente no local.

2. Grau II

Além da dor, há presença de secreções. Sangue e pus começam a sair da unha encravada.

3. Grau III

A dor fica ainda mais acentuada. Há presença de secreções e a área acometida sofre de hipertrofia, ou seja, fica muito inchada e aumenta de tamanho.

O ideal é combater o problema logo no primeiro estágio, para evitar que a situação piore. Para isso, é importante tomar cuidado com os hábitos que contribuíram para o encravamento em primeiro lugar. Evitar sapatos fechados e apertados é essencial.

Além disso, adotar alguns cuidados ajuda a aliviar o incômodo. Uma boa dica é deixar o pé em água morna, cerca de três ou quatro vezes por dia.

 

Cortar a unha também pode ser necessário, mas é de extrema importância que a unha seja cortada de forma reta. Se você não souber fazer isso, peça ajuda para alguém que tenha mais habilidade no corte.

 

Apesar de dispormos da possibilidade de adquirir inúmeros produtos comercializados para tratar o problema, o remédio para unha encravada caseiro ainda é uma excelente opção. Ele é eficiente e não pesa no bolso.

 

Como fazer um remédio para unha encravada

O suco de cebola é uma excelente opção de remédio para unha encravada. As propriedades da cebola ajudam a combater a infecção e, em poucos dias, você já poderá notar uma melhora no problema.

Esse remédio para unha encravada caseiro é super fácil de fazer. Basta extrair o suco de uma cebola e aplicar diretamente sobre a unha ferida. Para isso, liquidifique uma cebola em 250 ml de água e coe.

O próximo passo é colocar o pé da unha encravada no suco. Deixe que a unha fique imersa no suco até ficar completamente encharcada. Depois, espere até o suco secar sobre a unha, para que penetre bem sobre o local.

Além do suco de cebola, o limão e o alho também são um ótimo remédio para unha encravada. Eles agem como antibióticos naturais e podem ser aplicados diretamente sobre a unha. Entretanto, se o problema persistir, é essencial procurar o dermatologista.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!


DEIXE UMA RESPOSTA