Remédios Caseiros

Faça remédios caseiros para tratar a picada de mosquito

Por Redação Doutíssima 03/06/2015

Picada de mosquito coça, incomoda e pode representar um risco para a saúde. Com epidemias como a dengue se espalhando através de insetos, é preciso evitar ao máximo ser picado por um deles Porém, é preciso encontrar maneiras de manter as pequenas pragas longe da casa e das pessoas sem usar produtos químicos, que podem ser altamente tóxicos.

 

Existem soluções caseiras para trazer segurança contra a picada de mosquito. Algumas plantas e óleos essenciais têm o poder de afastar os insetos dos ambientes e mantê-los longe do convívio familiar por algum tempo.

picada de mosquito

Plantas e óleos essenciais podem ser usados nos ambientes para afastar mosquitos . Foto: iStock, Getty Images

Como evitar picada de mosquito

Os inseticidas tradicionais são, geralmente, as opções mais práticas no controle de insetos em geral. No entanto, os produtos não devem ser usados com frequência pela quantidade de produtos que podem ser tóxicos ao ser humano.

A exposição contínua a esses sprays industrializados não é recomendada e, em caso de dúvidas sobre o uso, você deve consultar um médico de confiança. Por isso, encontrar alternativas menos agressivas ao corpo é muito importante.

1. Repelentes de ambiente

Algumas plantas têm um cheiro próprio que afasta mosquitos e outros insetos. Esse é o caso da citronela, do eucalipto, da lavanda, do alecrim e do manjericão. Ter essas plantas no jardim ou em vasos dentro de casa já auxilia a manter a picada do mosquito longe de você.

Se isso não for o suficiente ou se você não pode ter plantas ao redor da casa, os óleos essenciais e aromatizadores de ambientes podem afastar os insetos. Borrifadores com essências naturais de citronela, laranja, eucalipto ou alecrim podem ser utilizados nos ambientes para afastar os mosquitos sem oferecer danos à saúde da sua família.

2. Repelentes para o corpo

Uma receita bem tradicional de repelente para evitar a picada de mosquito é a mistura de 10 gotas de óleo de eucalipto em 50ml de óleo de amêndoas ou coco. O líquido deve ser aplicado de duas em duas horas para garantir distância dos insetos.

Outra fórmula bastante conhecida é feita utilizando álcool, cravo da índia e óleo próprio para bebês. Coloque duas colheres de sopa de cravos em um litro de álcool e deixe agindo por, no mínimo, seis dias. Agite o recipiente duas vezes ao dia para agilizar o processo.

Em um frasco com borrifador, despeje o óleo até a metade, e a outra metade preencha com o álcool já coado, descartando o cravo da índia. Quando for utilizar esse repelente para picada de mosquito, agite bem o frasco para que o óleo e o álcool se misturem bem.

Por que se prevenir da picada de mosquito?

Além de causar reações alérgicas na pele, a picada de mosquito pode transmitir doenças. Dengue, febre amarela, febre do nilo, leishmaniose e outras doenças podem ser transmitidas quando um mosquito que carrega o causador entra em contato com nossa corrente sanguínea.

Em 2015, o Brasil está vivendo uma epidemia de dengue. Segundo dados do Ministério da Saúde, até o mês de abril, 745,9 mil casos da doença foram constatados. Por isso, a importância de se manter longe de mosquitos.

O aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue e outras doenças, precisa de água parada e limpa para se reproduzir. Ao evitar deixar recipientes que acumulam a água da chuva no pátio de casa, você pode estar contribuindo com a eliminação desses insetos e evitando que a doença se espalhe.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!