Remédios Caseiros

Aprenda a fazer remédios caseiros para aumentar a produção de leite materno

Por Redação Doutíssima 20/10/2014

As mães que amamentam, especialmente de primeira viagem, muitas vezes se preocupam se a sua quantidade de leite materno é adequada. A maioria das mulheres produz leite suficiente para seu filho, mas algumas são incapazes de chegar à quantia diária ideal. Felizmente, há vários remédios caseiros que podem auxiliar no aumento da quantidade de leite da mamãe.

 

amamentação

O leite materno é o único alimento que a criança precisa até os seis meses. Foto: Shutterstock

 

A importância do leite materno

 

A baixa oferta de leite materno pode acontecer devido a vários motivos, como certas doenças, o consumo de pílulas anticoncepcionais, alterações hormonais do organismo, deficiências nutricionais, posição inadequada do bebê e amamentação pouco frequente.

 

Se um bebê não recebe as quantidades adequadas de leite materno, sofre sérios riscos de desnutrição e de desenvolver um sistema imunológico fraco. Isso sem contar na possibilidade de crescer com falta de memória e outros tantos problemas de saúde.

 

O leite materno é uma fonte nutricional fundamental para os bebês. Até os seis meses de idade, deve ser o seu único alimento – ele contém todos os nutrientes que a criança precisa para crescer saudável. Por isso, é importante para a mamãe adotar métodos para aumentar a produção de leite, caso necessário.

 

Mas antes de considerar qualquer um desses métodos, você deve primeiro descobrir se seu suprimento de é, de fato, inadequado. Como saber isso? Consulte o seu médico, ele é a pessoa mais indicada para responder essa pertunta.

 

A principal medida para aumentar a produção é manter uma dieta equilibrada e nutritiva, essencial para que o corpo produza leite o suficiente de maneira natural. Coma muitas frutas e legumes frescos e beba bastante água para manter seu corpo saudável. Além disso, você pode tentar estes simples remédios caseiros para aumentar a produção de leite.

 

Métodos caseiros para aumentar a produção de leite materno

 

Compressa quente

 

Em alguns casos, a baixa circulação de sangue nos seios é a principal razão por trás da baixa oferta deleite. Se este for o motivo, você pode usar uma compressa quente em seu peito antes das sessões de amamentação. Massageie seus seios suavemente por cinco minutos e molhe um pano limpo em água morna, espremendo o excesso de água. Use o pano quente para massagear suavemente a área ao redor dos mamilos, aumentando, assim, a circulação sanguínea no local.

 

Erva-doce

 

As sementes de erva-doce também ajudam a aumentar a produção de leite materno. Essa erva possui uma substância que ajuda o corpo a produzir mais leite. Além disso, as sementes ajudam a digestão e a evitar a dor das cólicas em bebês pequenos.

 

Adicione uma colher de sopa de sementes de erva-doce em uma xícara de água quente. Cubra o copo, deixe em infusão por 30 minutos e depois coe a solução. Tome o chá duas vezes por dia durante um mês. Além disso, tente incluir as sementes de erva-doce em sua dieta.

 

Aveia

 

A aveia é um complemento saudável à dieta para mães que desejam aumentar a sua produção de leite. Antes de tudo, a farinha de aveia é uma boa fonte de ferro – a deficiência nesse mineral é um dos principais motivos para uma menor produção de leite.

 

A aveia ainda é um alimento que pode ajudar as novas mães a relaxar e reduzir o estresse. Comer uma tigela de mingau de aveia com leite no café da manhã é uma das maneiras mais simples de aumentar a oferta de leite materno.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!


Sites parceiros