A sua barriga não é a única que está inchando ultimamente. As mamas geralmente se estendem para as extremidades também. E, embora todo o inchaço na gravidez não seja tão formidável, o leve inchaço (akaedema) dos tornozelos, pés e mãos é completamente normal, pois está ligado ao aumento necessário nos líquidos corporais durante a gestação.
Na verdade, 75% das mulheres desenvolvem esse inchaço em algum momento de suas gestações, normalmente em torno deste ponto. As outras 25% nunca notaram qualquer inchaço, o que também é normal. Para aliviar o inchaço por algum tempo, tenha essas dicas em mente:
Oito dicas para evitar o inchaço na gravidez
Como você já deve ter observado, geralmente, o inchaço é mais acentuado no final do dia, quando o tempo está quente ou após passar muito tempo sentada ou de pé. Na verdade, você poderá notar que muito do inchaço na gravidez desaparece durante a noite ou após várias horas deitada (outra boa razão para descansar).
Em geral, o inchaço na gravidez significa nada mais do que um pequeno desconforto, e a aceitação de uma nova moda se você não puder mais espremer os seus pezinhos em sapatos elegantes. Ainda assim, você vai querer encontrar formas para reduzir o inchaço, se você puder. A boa notícia sobre o inchaço, além de ser normal, é que ele é temporário. Você pode aguardar porque os seus tornozelos e os seus dedos vão desinchar logo após o parto.
Se o seu inchaço na gravidez parece ser mais do que leve, converse com o seu médico. O inchaço excessivo pode ser um sinal de pré-eclampsia, mas quando ele vem acompanhado por uma série de outros sintomas (como o ganho de peso repentino, excessivo e inexplicável, pressão arterial elevada e proteína na urina).
Se a sua pressão arterial e urina estão normais, não há com que se preocupar. Se, juntamente com o seu inchado, você repentina e inexplicavelmente ganhou muito peso em pouco tempo, ou se está tendo graves dores de cabeça ou distúrbios da visão, telefone para o seu médico e descreva o que está acontecendo.