Sem categoria

Use a farinha de coco para emagrecer

Por Redação Doutíssima 11/03/2014

O coco tem vários produtos derivados como o coco ralado, a água de coco e o óleo de coco. A farinha de coco é um de seus derivados, que tem se tornado queridinho entre aqueles que procuram por produtos que auxiliam o emagrecimento.

Esse alimento é produzido a partir da polpa da fruta, a parte branca e gordurosa da fruta.Mas sem pânico, parte dessa gordura é retirada no processo de transformação da farinha. E também, a gordura do coco, por mais que seja saturada, grande percentual dela é composta pelas triglicérides de cadeia média (TCM), sendo metabolizada diretamente pelo fígado, se tornando energia mais rapidamente.

farinha de cocoOutro nutriente encontrado em grande quantidade na farinha de coco é a fibra. Segundo nutricionista é possível encontrar cerca de 2,5 gramas de fibra a cada 10 gramas de farinha de coco. Esse nutriente auxilia na diminuição da absorção de gordura pelo corpo, além disso ela ajuda a diminuir os níveis glicêmicos do corpo, auxiliando no controle e prevenção do diabetes.

Além desses nutrientes, a farinha de trico é um alimento sem glúten, sendo recomendada para celíacos, muitas vezes utilizada em receitas no lugar da farinha de trigo.

 

A farinha de coco e seus benefícios:

 

Redução do colesterol: O consumo da farinha de coco em excesso traz o risco do aumento do colesterol LDL no nosso corpo, por se tratar de um alimento rico em gorduras saturadas onde metade delas não são triglicérides de cadeia média. Mas, alguns outros nutrientes encontrados na farinha de coco podem ajudar na redução do colesterol, é o caso da fibra, que torna a absorção dessas gorduras mais lenta, além disso a fermentação da fibra pelas bactérias do estômago forma os ácidos graxos de cadeia curtam, que inibem a ação de uma enzima (a HMG-Coa redutase) que está ligada a produção do colesterol.

Melhora na imunidade: Por colocar as bactérias do bem do intestino para trabalhar, a farinha de coco ajuda a proteger não apenas esse órgão , como a saúde do corpo inteiro. Elas e os ácidos graxos de cadeia curta, estão diretamente ligados a imunidade por impedir que as bactérias ruins caim no nosso sangue.

Redução do risco de diabetes: Por promover a absorção mais lenta da glicose a farinha de coco farinha de cocoapresenta ajuda na diminuição do risco do diabetes. Quando temos uma quantidade muito grande de açúcar no sangue é necessário cada vez mais insulina para metabolizar esse nutriente. Com o tempo, alguns tecidos e órgãos começam a pedir mais insulina para colocar a mesma quantidade de glicose nas células, gerando um quadro conhecido como resistência à insulina que se não tratado pode evoluir para a diabetes de tipo 2.

Ajuda no emagrecimento:  A farinha de coco é rica em fibras, essa substância quando entra em contato com a água no nosso sistema digestivo, se torna um gel volumoso, que aumenta a distensão do estômago e promove a sensação de saciedade.

Esse gel, também envolve o bolo alimentar, tornando a liberação da glicose mais lenta na corrente sanguínea, diminuindo o desejo por carboidratos. E com essa liberação mais lenda da glicose, o pâncreas produz menos insulina, hormônio que além de ser responsável em colocar o açúcar para dentro das células estimula que a gordura seja depositada do tecido adiposo, diminuindo o acúmulo de “massa gorda”.

 

Como usar a farinha de coco no dia a dia

 

Não existe uma quantidade fixa para o consumo da farinha de coco. Mas o mínimo para alcançar algum resultado sem abusar das calorias é consumir entre duas colheres de sopa por dia.

Você pode consumir a farinha de coco misturando diretamente no alimento como em iogurtes, sucos de fruta ou até mesmo na granola. Salpicar em saladas, ou saladas de fruta também é um ótima opção.A farinha de coco muitas vezes também é usada no preparo do alimento. No caso de alimentos salgados, como pães salgados, a farinha de coco pode entrar no lugar daquela pitadinha de açúcar. Para bolos o ideal é misturar com farinha de arroz, para chegar à consistência desejada.

Contra indicações e riscos

Não existem contraindicações, no entanto é aconselhável procurar um especialista antes de começar a consumir a farinha de coco, para ver se a quantidade de gordura existente nesse alimento é adequada a sua dieta.

O consumo excessivo desse alimento, por se tratar de um alimento rico em fibras, pode gerar desconfortos como gazes e problemas abdominais. Além disso por se tratar de um alimento gorduroso o seu consumo sem medidas pode levar ao aumento de peso.

Onde encontrar

A farinha de coco pode ser encontrada em alguns supermercados e em lojas especializadas em produtos naturais. É possível faze-la em casa, mesmo que a textura não seja a mesma que as industrializadas, sem grandes dificuldades.

farinha de cocoColoque uma xícara de polpa de coco em uma forma e leve ao forno média a 200 ºC por cinco minutos. Ela vai se tornar uma farinha tire do  forno, então misture e a deixe assar mais cinco minutos. Por fim, deixe esfriar por mais dez minutos e pode consumir.

Veja essa receita de pão integral com farinha de coco para se inspirar.

6 ovos
½ xícara (chá) de óleo de coco
2 colheres (sopa) de mel
½ colher (chá) de sal
¾ de xícara (chá) de farinha de coco
1 xícara (chá) de farinha de trigo integral
1 colher de farinha de farinha de linhaça dourada
1 colher (chá) de fermento

Modo de preparo

Pré-aqueça o forno a 180º C. Forre uma forma para pão com papel-manteiga. Unte a forma. Misture a farinha de trigo com o fermento e reserve. Bata os ovos, o óleo, o mel e o sal até formar uma massa homogênea. Acrescente a farinha de coco e a de linhaça. Coloque a massa na forma e leve ao forno

 

 

Saiba mais:

9 dicas para cozinhar sem glúten

Gorduras que fazem mal

Como emagrecer em 3 dias

Dieta para colesterol: aprenda o que comer

Farinha de maracujá: conheça este alimento que controla o colesterol e diabetes

Conheça a farinha de banana verde: emagrece e reduz risco de diabetes

Os benefícios da canela contra o diabetes