Relacionamento

Recalque, inveja e o ‘beijinho no ombro’ de Valesca Popozuda

Por Redação Doutíssima 11/02/2014

valesca-popozuda-monster-pop-265362

Palavra que se popularizou rapidamente na internet é um termo muito estudado por psicólogos e significa muito mais do que inveja.

A palavra da moda para definir a inveja é “recalque”, principalmente em resposta às críticas em relação às atitudes de alguém como na música “Beijinho no ombro” da funkeira Valesca Popozuda. O que muita gente não sabe é que este termo é muito usado na psicologia como a maneira pela qual uma pessoa tenta eliminar da sua consciência as informações (ou situações) que ela considera inaceitáveis.

Repetido inúmeras vezes também nas novelas da Globo e usado por diversas celebridades, o termo recalque se popularizou rapidamente. Além de Valesca Popozuda, outras funkeiras e até mesmo torcidas de futebol passaram a usar o termo.

Valesca Popozuda

Neste caso, o recalque é utilizado por Valesca Popozuda para falar da inveja que as suas inimigas sentem por ela, por um desejo reprimido de ser ou imitá-la sem ter sucesso, o que foi tomado como modelo em diversas situações diante das críticas dos outros.

É importante lembrar que, de acordo com os psicólogos, o recalque está associado também com a baixa autoestima, a timidez e falta da expressão adequada das emoções e sentimentos. Isso pode ter gerado uma distorção do termo, ao associar os sintomas desses sentimentos à inveja, o que pode ter dado origem à popularidade e à utilização por Valesca Popozuda.

 

O beijinho no ombro de Valesca Popozuda

Valesca

Com número bastante significativo de visualizações, o clipe da funkeira vem se tornando uma espécie de “resposta pronta” nas redes sociais, tanto em brincadeiras entre amigas, entre torcedores e em discussões diversas, sempre como definição de inveja. Fato é que, no vídeo, Valesca Popozuda aparece em meio a diversos objetos e situações de luxo, o que seria uma forma de aumentar ainda mais o “recalque” das “inimigas” (Assista ao clipe).

O mais importante, segundo os psicólogos, é que as pessoas busquem se conhecer melhor, entender seus desejos e limitações, como forma de evitar sentimentos em relação ao sucesso dos outros. De acordo com o psicólogo Elídio Almeida é comum as pessoas não saberem expressar bem suas emoções e recalcá-las, o que pode gerar prejuízos psíquicos e situacionais. “Seja como for, é possível imaginar o sofrimento que uma pessoa recalcada, tanto no sentido Freudiano como no sentido popular enfrenta no seu dia a dia”.

Em seu site (elidioalmeida.com) o psicólogo destaca que “é altamente recomendado que as pessoas procurem conhecer mais sobre si, conheça nossas possibilidades de conquistas e sucesso e que aprendam a lidar com suas frustrações e o sucesso alheio de forma mais adequada”.