Dica do Dermatologista > Pele

Bronzeamento artificial: mulheres arriscam a saúde para ter pele bronzeada

Por Redação Doutíssima 08/06/2014

Até onde vai a vontade de ter uma pele bronzeada? Homens e mulheres, mais comumente o público feminino, se expõem a situações perigosas para poder manter a pele bronzeada e com aquela cara de “verão o ano inteiro”. Porém, isso é sempre saudável? Não é o que os especialistas apontam.

Se o sol já possui características que podem causar câncer de pele, as câmaras de bronzeamento são bem piores. A pele bronzeada naturalmente e com devidos cuidados, como o tempo de exposição e a proteção necessária, é bonita e não vai causar danos irreversíveis à saúde.

Bronzeamento artificial leva ao envelhecimento mais rápido da pele. Foto: Shutterstock

Bronzeamento artificial leva ao envelhecimento mais rápido da pele. Foto: Shutterstock

Já as pessoas que procuram esse efeito mais imediato para uma pele bronzeada e se sujeitam a passar por sessões de raios ultravioletas sintéticos sendo disparados contra a pele, podem vir a enfrentar problemas tanto instantâneos quanto a longo prazo.

Riscos para ter uma pele bronzeada

Diversos dermatologistas e especialistas no assunto já informaram através de pesquisas que esse o bronzeamento artificial causa o envelhecimento muito mais rápido da pele e pode provocar câncer. Até uma lei foi instituída, proibindo o uso das máquinas que deixam a pele bronzeada. Vários mitos sobre elas são contados pelas pessoas que querem vender as sessões. Tais como a lenda de que esse tipo de tratamento manterá a pele bronzeada e hidratada ao mesmo tempo.

Focando na lenda da hidratação, a câmara de bronzeamento além de não hidratar a pele bronzeada, ainda a desidrata! Com a ação dos raios muito forte sobre a pele, as células são atrofiadas, dando um efeito envelhecido e seco (mesmo que não seja visto no primeiro momento).

Logo, quem decide por praticar esse tipo de tratamento deve consumir muito mais água do que uma pessoa que passa a mesma quantidade de tempo exposta ao sol. Também é necessário reidratar com cremes a pele bronzeada, para que seu aspecto não fique feio e opaco.

Mesmo que a máquina emita raios ultravioleta, responsáveis pela produção de melanina no corpo e que causam o aspecto de pele bronzeada, cientistas e pesquisadores mostram que a máquina não traz nenhum benefício à saúde.

Há pessoas que podem alegar que o tempo de exposição ao sol é igual ao equivalente da sessão de bronzeamento (30 minutos na câmara seriam iguais a 30 minutos no sol), mas isso também não é verdade. É necessário saber que a cada 10 minutos em que a pele é exposta a radiação dentro da câmara, ele deve ser multiplicado por cinco. Só assim a pessoa terá a quantidade de minutos que passaria no sol para conseguir um efeito, mesmo que de longe, parecido.

Queimaduras na pele

No entanto, uma das similaridades que a câmara tem com o sol é: ambos podem provocar queimaduras na pele. Porém, queimaduras solares (como aquelas que aparecem no verão quando as pessoas não usam protetor solar) são muito mais comuns nas câmaras e podem ser consideravelmente mais sérias.

Se forem analisados todos os contras para se ter uma pele bronzeada o ano inteiro, é fácil ver que é necessário muito mais do que exposição ao sol. Mantenha uma dieta balanceada e a pele hidratada e protegida sempre. Só assim o efeito de pele bronzeada pode ser garantido.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

 

Conheça os malefícios do sobrepeso para sua saúde bucal

Tratamento para obesidade: quando é hora de procurar e quais os melhores tratamentos paracombater o excesso de peso

Ler as informações nutricionais do rótulo dos alimentos pode ajudar a perder peso

Não espere mais! Aprenda como acelerar o metabolismo e perca peso ainda mais rápido

Composição corporal: o que você precisa saber para perder peso com saúde e de maneira definitiva

DIETA DE PROTEINAS : Já ouviu falar na dieta de proteínas? Saiba mais sobre essa dieta, suasconsequências e possíveis benefícios para saúde e perda de peso

Saiba mais sobre a nova maneira de perder peso: aplicativos para dieta nos smartphone

16 dicas para perder peso

Antes e depois: Mãe de dois, Perlla comemora perda de peso

Metade da população de São Paulo está acima do peso

Aparelho de Musculação ou peso livre: qual a diferença?

8 Hábitos que garantem uma dieta para perder peso

Um em cada três adultos tem excesso de peso ou é obeso

Como aumentar seu peso

Os benefícios do óleo de abacate

Como fazer uma máscara de abacate para hidratar profundamente os cabelos

Alimentos cítricos ajudam a melhorar o ânimo

Está abaixo do peso? Aprenda a fazer uma dieta para engordar de maneira saudável

Conheça as melhores dietas para 2014

Alimentação saudável: saiba quais são as gorduras do bem e onde encontrá-las

Coma melhor e fique bem com o espelho! Dicas de alimentação para evitar a celulite