A prática de atividades físicas é tão importante para a saúde quanto os cuidados com a pele. Saiba o que fazer para começar a correr sem problemas!

começar a correr

A cada dia cresce o número de pessoas que adotam a corrida como esporte ou lazer. Com o início das atividades vêm sempre as incertezas quanto aos cuidados com a saúde. Desta forma, surgem também várias perguntas a respeito dos cuidados com a pele de quem vai começar a correr. Além disso, várias lendas são criadas, como por exemplo: ” corrida causa flacidez”, “não pode usar protetor solar quando corre, pois escorre no olho”, “correr com casaco (mesmo no calor de 40 graus), faz perder barriga”, entre outros.

Mas, é importante não acreditar em tudo que se fala e ouve por aí, não é mesmo? Por isso, vou dar algumas dicas para quem decidiu começar a correr mas não quer se descuidar da pele. São informações que passo aos meus pacientes que são adeptos deste esporte.

Vai começar a correr…

Ao ar livre pela manhã: 

1 – Lave muito bem o rosto, com sabonete neutro ou específico para seu tipo de pele. É importante para retirar todo o resquício de produtos cosméticos e ácidos usados na noite anterior;

2 – Use SEMPRE o filtro solar, com fator de proteção UVB no mínimo FPS 30 e com proteção UVA também;

* Antes que venham com o questionamento “doutora, mas escorre no meu olho e arde”, eu digo: isto não é desculpa! Atualmente existem alguns filtros solares para esportes que aderem melhor à pele e evitam este incômodo. Você pode não passar na testa e usar um boné ou viseira. Ou ainda, existem bonés e viseiras com um acolchoado de algodão na parte interna da aba, justamente para segurar o suor e não deixar escorrer no olho.

3 – Use bonés ou viseiras, óculos de sol… Enfim: proteja-se!

4 – Hidrate-se MUITO antes e depois da corrida;

5 – Não adianta correr de casaco para emagrecer. Não é o suor que leva à perda de peso, além de aumentar o risco de você se desidratar e passar mal. Corra com roupas leves e de preferência adequadas para isso. Atualmente existem roupas com tecnologia dry fit, que permitem que sua pele “respire”. E também roupas com filtro solar. Isso mesmo que leram: roupas que já possuem uma malha específica que filtram os raios UV.

Ao ar livre à noite ou na academia:

1 – Os cuidados são basicamente os mesmos. Não necessita do uso de filtro solar quando está a noite. Mas, se sua pele for ressecada ou sensível, vale usar um hidratante específico para seu tipo de pele, bem leve;

2 – Não se esqueça de retirar toda maquiagem antes de correr. Sua pele precisa estar limpa.

E depois do treino, o que fazer?

1 – Lavar novamente a pele com sabonete neutro ou específico para seu tipo de pele( se possível, com bastante água termal);

2 – Quem tem pele oleosa deve usar um tônico com ácido salicílico ou outro ativo para controle da oleosidade. Já quem tem pele ressecada ou sensível deve usar algum tônico ou hidratante leve com ativos antioxidantes para recuperar a pele.

E a questão da flacidez?

Não existe nada que prove que correr causa flacidez. Aliás, a corrida é um exercício físico que gera bem estar e saúde quando praticado da forma correta e com supervisão de um profissional capacitado.
O que acontece em geral é que quando as pessoas emagrecem perdem gordura em todo corpo, inclusive na face ( isso acontece quando envelhecemos). E esta gordura da bochecha é que em geral “sustenta” a face. Assim, dá a falsa impressão que você está mais flácida. Mas não é isso.

Mas, em contrapartida, muitas vezes a corrida é feita ao ar livre e no sol. E este sim é o vilão para o envelhecimento, pois gera rugas e flacidez. Portanto, corrida é saudável, faz bem para pele, mas cuidados devem ser tomados para sua pele permanecer linda. Converse com seu dermatologista sobre sua intenção de começar a correr e peça a indicação dos cuidados específicos para sua pele.

 

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