Especialidades

Alergia ao ovo: entenda porque acontece

Por Redação Doutíssima 19/03/2014

alergia ao ovo

A alergia ao ovo é causada pela reação do sistema imunitário a uma proteína presente no ovo. Para que uma alergia alimentar se desenvolva, dois fatores podem estar presentes: Uma predisposição genética e um contato com o alimento. A gravidade da reação alérgica pode variar, mas pode colocar a vida da pessoa em risco.

A alergia ao ovo se desenvolve normalmente em crianças, mas geralmente desaparece dos 5 aos 7 anos de idade. Porém, existem casos em que a alergia se instala durante toda a vida. No Brasil, é o segundo alimento que mais causa alergia, perdendo apenas para o leite.

Os ovos de galinha são compostos por cerca de 60% de clara e 30% de gema. A clara de ovo contém 88% de água e 10% de proteína. Os principais alergênios da clara do ovo são ovomucóide, ovalbumina, ovotransferrina (também denominada conalbumina) e lisozima. Embora a clara do ovo seja mais propensa de causar uma reação alérgica, deve-se evitar de comer as duas partes. É quase impossível separar perfeitamente a gema da clara, pois uma pequena quantidade da proteína que causa a alergia é suficiente para causar uma reação alérgica.

 

Confira os principais sintomas da alergia ao ovo:

Os sintomas podem aparecer depois de alguns minutos da ingestão do ovo. Porém, é possível que a pessoa apresente uma reação alérgica só depois de algumas horas. Os sintomas mais comuns são:

  • Náuseas e vômitos
  • Cólica
  • Diarréia
  • Sensação de ardência na região bucal
  • Erupções cutâneas e vermelhidão
  • Dificuldade de respirar, tosse, cansaço
  • Olhos irritados e lacrimejantes

 

Para diagnosticar a alergia ao ovo:

O diagnóstico da alergia ao ovo pode ser através do teste da provocação, isto é ingerir o ovo e observar a ocorrência dos sintomas já citados ou através do teste cutâneo da alergia ao ovo ou teste sorológico. O teste da provocação oral só deve ser realizado por um médico pelo risco do indivíduo sofrer uma forte reação alérgica que pode causar asfixia.

Como tratar a alergia ao ovo?

 

alergia ao ovoA maneira mais eficaz de tratar uma alergia alimentar é evitar de consumir a substância causadora da alergia. No caso do ovo, é essencial de eliminar os alimentos em que ele está presente. É importante prestar atenção na lista de ingredientes da embalagem do alimento. As palavras “binder”, “coagulante”, e “emulsionante”, podem indicar que o produto contém ovos. A Albumina, proteína contida na clara do ovo, também pode ser encontrada nos valores nutricionais dos alimentos.

Veja os principais alimentos que você deve evitar:

 

  • Produtos de panificação: bolos, tortas, pães feitos com ovos ou elmalte de ovos
  • Alimentos industrialmente empanados, como nuggets, por exemplo
  • Cremes, pudins, e alguns sorvetes
  • Maionese, a menos que o rótulo diz claramente que é feita sem ovos, e alguns molhos
  • Panquecas e waffles

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

 

Como lidar com a alergia alimentar na infância

Especialista destaca os principais tipos de alergia e recomenda cuidados

Pode comer à vontade! Entenda o que mudou na opinião dos profissionais sobre ovo e colesterol

Alergia alimentar: sintomas, causas e tratamento

Saiba como os ovos podem te ajudar a perder peso

10 coisas que você precisa saber sobre a alimentação infantil

Saiba mais sobre os sintomas de alergia