Sem categoria

Afinal o que é colesterol?

Por Redação Doutíssima 24/02/2014

O que é colesterol?

 

Certamente você já ouviu falar muitas vezes nele, mas você sabe o que é colesterol? Indispensável ao funcionamento do corpo, o colesterol é uma gordura tendo dois terços de sua produção no figado e um terço através da gordura alimentar. Presente na parede das células, o colesterol fornece a elas flexibilidade e resistência, oferecendo também proteção contra as agressões externas. Para auxiliar vários órgãos, o colesterol utiliza transportadores que o permitem de circular no sangue. O HDL (lipoproteína de alta densidade), conhecido como “colesterol bom”, recupera o colesterol em excesso e o leva de volta para o fígado, onde ele é convertido antes de ser eliminado. Já o LDL (lipoproteínas de baixa densidade) transporta o colesterol do fígado para todas as células. Quando o LDL está funcionando mal ou quando sua presença está excessiva no organismo, os níveis de colesterol no sangue aumentam. O colesterol então se acumula, formando placas que entopem as artérias gradualmente. É por este motivo que o LDL é conhecido como “mau colesterol”.

 

 

o que é colesterol

 

 

 

 

Por que o colesterol aumenta?

 

O aumento do colesterol é provocado pelos maus hábitos alimentares (principalmente pelos ácidos graxos saturados em excesso) e também pelo estresse, predisposição genética, certas doenças (como doenças renais ou hipotiroidismo) e ingestão de alguns medicamentos capazes de promover o aumento de colesterol no sangue. Além desses fatores, alguns outros estão associados com níveis elevados de colesterol, como o tabagismo, abuso de bebidas alcoólicas, hipertensão, diabetes, obesidade e a inatividade física.

 

Tabela de níveis de colesterol:

o que é colesterol

 

 

 

 

O excesso de colesterol está relacionado com o peso?

 

O colesterol e o excesso de peso podem, sim, estar relacionados. O excesso de peso que se expressa, normalmente, nas partes superiores do corpo (pescoço, cintura, abdômen)  vem muitas vezes acompanhado por diversas complicações como hipertensão, diabetes tipo 2, aumento de triglicérides e colesterol.

 

Alimentos gordurosos devem ser banidos?

 

Para reduzir o colesterol, é essencial, antes de tudo, mudar os hábitos alimentares. Os alimentos gordurosos e o consumo excessivo de gorduras saturadas devem ser evitados, dando preferência às gorduras insaturadas.

 

O que são as gorduras “boas”?

 

o que é colesterolPrimeiramente, é importante deixar claro que não existem “boas” ou “más” gorduras, pois são as quantidades excessivas ou insuficientes ingeridas das mesmas que podem acarretar consequências nocivas ao organismo. Os ácidos graxos insaturados, conhecidos como “gorduras boas”, são encontrados principalmente em óleos, sementes oleaginosas e peixes. O Omega 3 está na lista das gorduras “boas”, e é fundamental hoje em dia, pois nossas dietas modernas tendem a ser muito carentes desta substância. Os ácidos graxos insaturados são responsáveis pelo bom funcionamento do sistema cardiovascular. Porém, eles não são produzidos pelo nosso organismo, sendo encontrados somente em alguns alimentos – especialmente em peixes gordurosos, óleo de colza, nozes e na soja. Outros ácidos graxos insaturados, como o omega 6 e omega 9, também são benéficas ao organismo. O omega 6 pode ser encontrado em óleos de girassol, de soja ou de milho. Para uma dieta equilibrada, o mais recomendado por nutricionistas é ingerir esses ácidos graxos insaturados (omega 3, omega 6 e omega 9) em quantidades equilibradas.

 

Por que legumes e frutas são aliados da dieta baixa em colesterol?

 

Pobres em gordura e calorias, as frutas e legumes trazem sensação de saciamento e ao mesmo tempo fornecem diversos micronutrientes como vitaminas, minerais, fibras e oligo-elementos, essenciais ao corpo. Além disso, eles possuem antioxidantes, substâncias que previnem a oxidação do colesterol e evitam a formação de placas nas artérias. Associado à diminuição de gorduras saturadas, o consumo de frutas e vegetais auxilia – e muito – a saúde cardiovascular.

 

Agora que você já sabe o que é colesterol, é hora de fazer de tudo para ficar longe dele!

 

Saiba mais:

 

Mito ou verdade: tratamento para colesterol alto pode causar câncer

Tudo o que você precisa saber sobre o colesterol bom

6 Remédios naturais para baixar o colesterol

Tudo o que você precisa saber sobre o colesterol ruim

Colesterol HDL e LDL: entenda a diferença

4 Alimentos que reduzem o seu colesterol

Até que ponto a dieta baixa o colesterol?