Dica do Nutricionista

Conheça 8 alimentos com betacaroteno que ajudam a ficar bronzeada no verão

Por Redação Doutíssima 21/02/2015

O betacaroteno é uma provitamina da vitamina A, ou seja, irá se transformar na vitamina logo após sofrer processos químicos no organismo.

 

betacaroteno

Batata-doce, abóbora e cenoura são fontes de provitamina A para o organismo. Foto: iStock, Getty Images

 

Essa provitamina tem propriedades antioxidantes. Por isso, age contra os radicais livres, além de atuar como uma proteção contra os raios UVA e UVB. Os radicais livres são associados ao envelhecimento, alguns tipos de câncer, doenças cardíacas, Mal de Parkinson e Alzheimer.

O betacaroteno ajuda a manter o bronzeado na pele. Mas para que isso aconteça, você deve ingerir alimentos ricos nessa provitamina 20 dias antes de ocorrer a exposição ao sol, para que ela consiga alcançar a epiderme do seu corpo.

Conheça alimentos que contêm betacaroteno

Veja alguns alimentos que, além de ajudarem você a manter o bronzeado por causa da provitamina, farão parte de uma alimentação saudável e trarão diversos benefícios à sua saúde:

1. Batata-doce

É rica em vitamina A e vitamina C. Além de apresentar propriedades anti-inflamatórias, também previne contra diversos tipos de câncer.

2. Pimentão

O pimentão, além de ser rico em betacaroteno, mostra-se um eficaz anti-inflamatório. Aliás, tem propriedades químicas que ajudam a manter o bom funcionamento do sistema imunológico.

3. Abóbora

Esse legume contém vitaminas A, B, C, E e K. A abóbora também é fonte de minerais, como zinco, magnésio, fósforo, manganês e ferro. O consumo auxilia na diminuição dos níveis de colesterol.

4. Rúcula

A rúcula é rica em vitaminas antioxidantes, como A, C e K. Esse vegetal contribui para a saúde óssea, diminuindo o risco de fraturas. Essa diminuição ocorre por causa da presença de minerais, como cálcio, potássio, manganês e magnésio.

5. Brócolis

O brócolis previne contra doenças cardíacas, úlceras e câncer. Em sua composição, são encontrados minerais, como zinco, sódio, cálcio, potássio e ferro. Aliás, nele, ainda estão presente vitamina A, C, B1, B2, B6 e K.

6. Couve

A couve é uma excelente fonte de betacaroteno e outras vitaminas, como B1, B2, B3, B5, C e K. A couve traz benefícios para o coração, diminuindo o colesterol e melhorando as defesas do organismo, além de manter a estrutura óssea saudável.

7. Cenoura

Por ser rica em fibra, a cenoura melhora a digestão dos alimentos. Ela também é fonte de provitamina A e protege contra doenças oculares, como Xeroftalmia. Indivíduos que não consomem cenoura apresentam pele seca e áspera.

8. Espinafre

Na composição dessa verdura, são encontrados minerais, como ferro, cálcio, fósforo e vitaminas A e B. O espinafre ainda é usado contra a hipertensão e pedras nos rins. A vitamina B também atua na pele, evitando o ressecamento.

Cuidados com a ingestão de betacaroteno

Especialistas não recomendam o consumo de cápsulas de betacaroteno, pois altos níveis dessa provitamina deixam a pele com tom amarelado.

O consumo diário não deve ultrapassar a quantidade equivalente a três colheres de sopa de cenoura ou duas colheres de sopa de batata-doce.

É importante lembrar que a exposição ao sol deve ser feita de maneira gradual. Sempre proteja sua pele com protetor solar para evitar problemas de saúde. Não esqueça de ingerir água para manter seu corpo hidratado.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!