Gestante

Duvida do leitor: excesso de saliva na gravidez é normal? Como tratar?

Por Redação Doutíssima 10/04/2014

excesso de salivaAs gestantes muitas vezes sofrem de alterações orgânicas durante a gravidez que podem causar incômodos e preocupações. Porém, grande parte das preocupações se devem à falta de informação, pois a maioria das alterações costumam ser normais na gravidez e não representam nenhuma ameaça para o bebê e para a mãe. O excesso de saliva é um deles! Você vai ver por que ocorrem as mudanças no organismo da gestante e o que causa o excesso de saliva! Confira!

 

Gravidez e as mudanças no organismo

A gestação produz uma série de alterações no organismo materno. Os sintomas são variados. A fadiga e o sono excessivo são comuns, e podem, repentinamente, causar exaustão à elas. A insônia torna-se mais frequente perto do término da gestação, quando o mal-estar físico, causado pelo aumento do útero, dificulta o sono da futura mamãe. Além das náuseas e vômitos, comuns no início da gravidez, em alguns casos pode ocorrer excesso de saliva, que está frequentemente associada a esses sintomas que, apesar de desagradáveis, traduzem indiretamente a quantidade de hormônio fabricado na gestação. Mulheres que sentem muito enjoo e vomitam, dificilmente sofrerão aborto.

 

O que causa excesso de saliva na gravidez?

Os enjoos, náuseas e o excesso de saliva ocorrem em 70% das grávidas. Durante o primeiro trimestre de gestação, a futura mãe poderá sofrer desses problemas. Certos alimentos, que antes eram consumidos sem nenhuma dificuldade, poderão causar problemas de digestão. As gorduras são causas comuns do aparecimento desses sintomas. Os líquidos tomados durante as refeições também podem precipitar os vômitos.

As torradas ou alguns biscoitos como “cracker” e sem sal poderão ajudar a eliminar a ânsia de vômito. Os líquidos poderão ser ingeridos entre as refeições, mas não durante.

O leite desnatado poderá ser mais bem tolerado que o integral. Freqüentemente a náusea desaparece durante o dia e a gestante poderá preencher suas necessidades dietéticas com o aumento da ingestão de alimentos durante a tarde, no jantar e antes de dormir.

excesso de salivaPara as que enjoam ao despertar, a sugestão é de não escovar os dentes ou lavar a boca com água fria, porque isso provoca a contração do estômago. A gestante, 15 a 20 minutos antes de escovar os dentes, deve comer bolachas com leite ou chá quente.

Tais medidas, associadas a uma medicação adequada, são de grande valor. Se o vômito persistir e tornar-se muito constante, haverá necessidade de cuidados médicos e, muitas vezes, até de internação.

 

Excesso de saliva: O que fazer?

O ideal para reduzir o excesso de saliva e os enjoos é buscar uma dieta saudável e ter alguns hábitos:

  • Tire do seu cardápio laticínios e alimentos que contem amido, mas continue seguindo uma dieta saudável e equilibrada
  • Coma frutas, pois elas podem abrandar os sintomas
  • Balas de menta, goma de mascar, várias refeições pequenas e bolachas salgadas podem ajudar a reduzir a quantidade de saliva produzida
  • Tente escovar os dentes ou fazer bochechos com produtos a base de menta para refrescar sua boca
  • Chupe umas gotas de limão ou bala de limão

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

 

Saiba mais:

Enjoando muito durante a gestação? Conheça esses 8 alimentos para evitar enjoo na gravidez

Grávidas: 9 dicas para uma dieta saudável

5 Sintomas de gravidez que farão com que você adore estar grávida

Grávida pode tomar aspirina?

Futura mamãe: fique por dentro dos exames de pré-natal

A primeira consulta pré-natal

A importância do pré-natal