Fertilidade > Gestante

Como engravidar de gêmeos

Por Redação Doutíssima 22/01/2014

Como engravidar de gêmeos é uma pergunta que muitos casais fazem quando se sentem preparados para ter filhos. Mais de um bebê em uma mesma gestação é o sonho de muitos.

Entretanto, segundo informações da Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida (SBRA), gêmeos ocorrem naturalmente em uma a cada 88 gestações. A taxa de gestação gemelar aumenta quando o assunto é fertilização In Vitro. Em 2011, a SBRA constatou que 25% das gestações ocasionaram mais de um bebê.

como engravidar de gemeos

Pessoas com casos de gêmeos na família têm mais chances de gestação múltipla. Foto: iStock, Getty Images

Qual a probabilidade de engravidar de gêmeos?

As mulheres que têm familiares gêmeos possuem maiores chances de engravidar de mais de um bebê naturalmente devido à carga genética que possuem.

Quem não tem essa característica, mas quer saber como engravidar de gêmeos, pode recorrer a outras técnicas que incluem técnicas de fertilização, uso de estimulantes ovulatórios, ou até dietas específicas.

 

Ainda há algumas pessoas que possuem uma predisposição natural para terem dupla ovulação, e isso facilita a fecundação de dois ou mais óvulos ao mesmo tempo. São os casos das mamães que têm gravidez múltipla sem ter casos de gêmeos na família.

 

Entre os outros fatores que podem levar a uma gravidez múltipla, está, por exemplo, a idade da mãe. Mulheres de 35 a 40 anos têm maior chance de engravidar de gêmeos. Conforme vai envelhecendo, o corpo da mulher tende a produzir mais hormônios e estimula a produção de mais óvulos de cada vez.

 

Embora com a idade a mulher tenha menos chances de engravidar, por outro lado, as chances de uma gravidez de múltiplos aumenta. Uma mulher na casa dos 40 anos, por exemplo, tem 7% de chances de gerar dois bebês, enquanto a de 45 tem 17% de chances.

 

As mulheres de estatura alta também são favorecidas. Elas têm cerca de 30% a mais de chances de ter uma gravidez gemelar. E as africanas também estão no grupo das que, naturalmente, têm maior propensão a engravidar de gêmeos.

 

Técnicas científicas de como engravidar de gêmeos

Os procedimentos médicos de fertilização são o que a ciência oferece como indutor da possibilidade de como engravidar de gêmeos.

Nesses procedimentos, os médicos tentam implantar muitos embriões na esperança de que um fique, o que aumenta a possibilidade de um segundo o seguir. As chances de conceber gêmeos através da Fertilização In Vitro são de 20% a 40%.

 

Informações sobre gestação gemelar

 

As pessoas bem nutridas têm mais chances de ter uma gestação gemelar. Para isso, todas as vitaminas são indicadas, mas o ácido fólico, em especial, é recomendado para todas as grávidas, já que evita que o bebê possa ter deficiências. É importante lembrar, entretanto, que você não deve tomar mais de 1000mg por dia.

 

Consuma laticínios e batata-doce. Os nutrientes desse tipo de batata, aparentemente, estimulam os ovários a produzirem mais de um óvulo durante a ovulação. Uma tribo Africana cuja dieta é rica nesse alimento apresentou uma taxa de gravidez múltipla quatro vezes maior que a média global.

 

A gravidez de gêmeos univitelinos ocorre quando eles são idênticos. É quando o óvulo foi fecundado por apenas um espermatozoide e se dividiu em dois.

 

Já a gravidez de bivitelinos é dos gêmeos que são diferentes, ou seja, quando houve maturação de dois óvulos fecundados por dois espermatozoides diferentes.