Clínica Geral

Entenda o que pode causar a dor ciática e como fazer um tratamento em casa

Por Redação Doutíssima 10/04/2014

dor ciática

O que é a dor ciática e como tratá-la em casa?

Em primeiro lugar, você sabe o que é ciática? Ciática significa fraqueza, dor, dormência ou formigamento na perna. Ela é usualmente causada por lesão ou pressão do nervo de mesmo nome, o ciático. Isto dito, podemos seguir desvendando as causas desse incômodo tão comum.

Como ela acontece?

A ciática acontece quando a pressão sobre o nervo ciático é grande. Este nervo começa na espinha inferior e vai descendo pela parte posterior de cada uma das pernas. Ele é responsável pelo controle dos músculos e da parte posterior do joelho. Em resumo, é o fio condutor de energia e força das pernas e os músculos em seu entorno, chegando até à sola dos pés.

Onde ela acontece?

Dentre as causas mais comuns encontramos:

1) Lesão ou fratura pélvica
2) Deslogamento de disco
3) Tumores
4) Exames (que afetem de alguma este nervo)

Como diagnosticar?

O médico poderá pedir alguns exames que mostrarão certa fraqueza do paciente na hora do dobrar o joelho ou movimentar os pés (tanto pra dentro quanto pra baixo). Reflexos anormais ou ausentes também podem ser comuns (o famoso martelinho no joelho) e também certa dor ao levantar a perna quando esticada pra fora da cama/maca. No entanto, estes exames apresentam somente algumas suspeitas sobre a existência de alguma afetação no nervo ciático. Para um diagnóstico mais detalhado, pede-se:

1) Exames de sangue
2) Raios X
3) Ressonância magnética

dor ciática

E existem tratamentos caseiros?

Sim! Mas lembre-se sempre que são tratamentos paliativos e, como sabemos de cor, repetimos: ao persistirem os sintomas um médico deverá ser consultado.
Compressa morna de folhas de eucalipto.

Você vai precisar de:

• 5 a 10 folhas de eucalipto

E como fazer?

Primeiro, cozinhe as folhas (se possível ao vapor) até amolecerem. Aplique-as, tendo como base uma compressa de tecido (ou diretamente, se preferir). Repita durante as crises dolorosas diariamente e durante 20 minutos. É interessante lembrar que essa compressa pode também ser feita utilizando:

1. Alfazema
2. Artemísia
3. Couve
4. Feijão: neste caso, moa os grãos até formar uma farinha, adicione água quente e aplique à compressa.
5. Repolho
6. Chá de salva: prepare o chá com as folhas e sementes de salsa (20g para 1 litro d’água) e tome até 4 xícaras por dia.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

Saiba mais: