Clínica Geral > Saúde

Entenda por que você deveria parar de fumar

Por Redação Fortíssima 22/02/2016

O ano de 2016 acaba de começar. Que tal aproveitar o início de um novo ciclo e parar de fumar? Razões para lutar contra o vício do tabaco não faltam. De acordo com estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 5 milhões de pessoas morrem anualmente no mundo por causa do cigarro.

A OMS aponta que o tabagismo é a principal causa de morte evitável ao redor do globo. A organização sugere que um terço da população mundial adulta, cerca de dois bilhões de pessoas, é composta por fumantes. O principal perigo relacionado ao cigarro é que sua fumaça contém mais de 4,7 mil substâncias tóxicas.

É hora de parar de fumar

O tabagismo é apontado como responsável por 90% das mortes por câncer de pulmão, 85% das mortes por bronquite e enfisema, 30% das mortes por câncer de boca, 25% das mortes por doenças do coração e 25% das mortes por derrame cerebral. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), ele também tem relação com a impotência sexual.

Veja, no infográfico, os principais motivos para você parar de fumar:

É hora de parar de fumar

E você, ainda está em dúvida se vai tentar parar de fumar? Compartilhe sua experiência nos comentários! E não esqueça de participar do Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!