[the_ad_group id="16401"]
Dica do Nutricionista

Processo de emagrecimento: você sabe interpretar o que a balança realmente diz?

Por Renata Rodrigues de Oliveira 18/04/2014

Mais do que dietas e exercícios é preciso também compreender todos os sinais no processo de emagrecimento, para que você possa intensificar ou mudar sua estratégia. 

processo de emagrecimento
Uma das maiores ansiedades de quem quer emagrecer é visualizar o emagrecimento. A balança é um instrumento que mede a quantidade de massa total do organismo. Isso quer dizer que o peso visualizado é a somatória da quantidade de massa magra (músculos e ossos), gordura corporal e água que o corpo apresenta.

É importante saber o que é emagrecer. Emagrecer significa reduzir a quantidade de gordura corporal. A variação dos três componentes corporais (massa magra, gordura e água) será visualizada através da pesagem. Assim, se ocorre o aumento da massa magra ou uma retenção de líquido, o ponteiro da balança irá subir e você não engordou (não ganhou gordura).

O recomendado para emagrecer é sempre aliar a alimentação com baixas calorias ao aumento da atividade física. Isso tem como objetivo aumentar o condicionamento físico, evitar flacidez e a perda acentuada de massa muscular. E o que se vê na balança? Dependendo do ganho de massa magra, ou mesmo uma retenção temporária de líquidos (ex: período pré-menstrual, refeições mais salgadas, viagens longas) pode se verificar um resultado inesperado no ponteiro da balança. A pessoa percebe que as roupas estão mais folgadas, as outras pessoas até podem ter notado uma diferença e na balança a variação foi muito pequena ou ausente.

Existem vários métodos para analisar a composição corporal que permitirá avaliar o percentual dos componentes do organismo, como a bioimpedância elétrica e as dobras cutâneas medidas com uma pinça especial chamada adipômetro.

Um resultado frustante na balança mas com uma redução significativa nas medidas das dobras cutâneas indica que houve uma redução de tecido gorduroso subcutâneo que não está sendo visualizada na balança devido a um aumento de massa muscular ou algum tipo de retenção líquida.

Por isso, a recomendação de se evitar pesar com frequência pretende evitar que as oscilações que naturalmente ocorrem no peso possam aumentar ainda mais a ansiedade além de não refletirem necessariamente o resultado do processo de emagrecimento. Não é preciso se desesperar achando que a balança não tem utilidade; ela ainda é considerada um bom método de avaliação desde que se tenha em mente o que a sua informação representa.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

Saiba como se pesar e seja mais feliz: 9 dicas para evitar erros com a balança!

Será que você sabe o que quer? Entenda qual é a diferença entre perder peso e emagrecer

Sabia que é possível controlar o peso a partir da alimentação diária? Saiba como!

Contra a obesidade: conheça os benefícios do exercício físico na perda de peso

Dieta do leite: saiba como perder peso rapidamente

Qual dieta para perda de peso é a melhor: pobre em gorduras ou em carboidratos?

Cortar os carboidratos da dieta ajuda a perder peso mais rapidamente?


[the_ad id="14710899"]
[the_ad id="14710899"]
[the_ad_group id="16404"]