Relacionamento

Como terminar um relacionamento e manter um bom clima depois

Por Redação Doutíssima 14/05/2014

Todo mundo consegue terminar um relacionamento, mas é preciso muito esforço para continuar amigos. Na verdade, a maioria das pessoas acham que é impossível. Quanto mais intensa a relação for, mais difícil pode ser para isso acontecer. Apesar dos obstáculos, uma amizade ao longo da vida pode florescer depois de terminar um relacionamento.

terminar um relacionamento

9 Passos para terminar um relacionamento e manter um bom clima com o ex

1. Certifique-se de que a decisão de terminar um relacionamento não aconteça de repente.

Você não quer estar fazendo programas de casal melosos um dia e terminar no dia seguinte. Se tornar cada vez mais distante ( mas não hostil) ao longo de um período de um ou dois meses. Se há um evento especial que pode ser relacionado à sua relação, melhor ainda ( como problemas de família, insatisfação profissional, depressão generalizada, etc). Não arraste isso mais do que o necessário.

2. Faça a coisa certa e termine cara a cara.

Além de terminar um relacionamento em pessoa, nada de mensagens ou telefonemas. Certifique-se também que você tenha tempo suficiente para uma longa conversa. Não tenha medo de mostrar todas as emoções, mas permaneça firme – hesitação na decisão só vai piorar a situação. Permita que o seu ex determine quando que a conversa acaba. Tenha em mente que isso pode levar muito tempo.

3. Se você tiver que culpa alguém, culpe você mesmo.

Não aponte seu dedo em outra direção. Se você está terminando uma relação, por motivos de traição, não diga “Eu estou terminando com você, porque você é um traidor idiota”. Diga algo como “eu me sinto insegura o tempo todo, e preciso de algum tempo sozinha para recuperar a minha confiança”, por exemplo.

4. Expresse-se honestamente.

Se você está terminando um relacionamento por razões não-dolorosas, deixe-os saber os motivos claramente. Você vai sair dessa com muitos pontos extras se ele disser coisas como “eu entendo” ou “talvez esta seja a melhor coisa a fazer”. Se seus motivos são prejudiciais ( como dizer “eu nunca te amei”) , certifique-se que eles são falados de forma geral e não especificamente.

terminar um relacionamento

5. Seja compreensiva.

Esteja disposta a escutar todos os seus sentimentos e razões que você possa estar errada. No final, no entanto, permaneça firme e continue a dizer que é “algo que você precisa fazer para si mesmo”.

6. Permita-lhe raiva.

A pessoa pode se tornar muito irritada e acabar se machucando. Não tente dizer-lhe que ele está errado por se sentir assim. Ele vai superar isso eventualmente, mas você precisa deixar um espaço.

7. Esteja preparado para ser odiado por um tempo.

Você vai ter que entender que ele pode ficar com muita raiva de você. Responda a todas as agressões com compreensão. Torne-se mestre na arte de ser compreensivo e dizer coisas agradáveis.

8. Prepare-se para um processo longo e árduo.

Fazer a transição de amantes para amigos logo depois de terminar um relacionamento é praticamente impossível. Esta transição pode demorar meses ou anos, dependendo de quão intenso era o seu relacionamento.

9. Mantenha as linhas de comunicação abertas em todos os momentos.

Deixe-o procurar você quando ele precisar conversar. E não tenha vergonha de ligá-lo você mesmo. Mantenha o contato, mas somente de ele estiver de acordo. Fazer um telefonema pode ser difícil durante os primeiros meses após o término. Considere outros métodos de comunicação como as redes sociais ou simplesmente mensagens de texto.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

Aprenda como terminar um namoro sem magoar

6 indícios de que é melhor terminar o namoro

As 7 piores frases para dizer quando terminar um namoro

5 coisas para NÃO fazer após um término de namoro

Saiba como evitar ligar para o ex-namorado e evite situações constrangedoras

Devo dar uma segunda chance ao meu namorado?

Como esquecer seu ex e continuar sua vida amorosa tranquilamente