Aliado dos fios lisos, mas inimigo da saúde. O formol faz mal à saúde, mas a polêmica quanto à sua presença em cosméticos persiste aos anos, muito devido ao seu poder alisante, considerado como superior a qualquer alternativa já apresentada pelo mercado.
Ainda que o seu uso tenha sido liberado por muitos anos no passado, fazendo a alegria de mulheres que abandonaram os cachos e deram uma repaginada no visual, é preciso lembrar sempre que o formol faz mal à saúde, inclusive gerando consequências graves e que podem levar à morte.
Por que o formol faz mal à saúde
O formol faz mal à saúde e sempre fez, mas seu uso foi proibido em cosméticos apenas em 2009, depois que uma série de pesquisas científicas comprovou que a substância é bastante nociva, ainda que utilizada em pequenas concentrações.
Mesmo após a proibição, é possível encontrar produtos para tratamentos estéticos que não respeitam a concentração mínima ou, no pior dos casos, salões de beleza o que adicionam posteriormente, com o objetivo de potencializar os efeitos de uma escova progressiva. Ainda que estabelecimentos e clientes saibam que o formol faz mal à saúde, seu uso para fins estéticos persiste.
Conforme especialistas, o formol faz mal à saúde e isto se revela com o passar dos dias após ele ser aplicado sobre os cabelos para um alisamento. Em curto prazo, a substância pode provocar queda dos fios, coceira e irritação sobre o couro cabeludo, além de vermelhidão e até queimaduras.
Já com o passar do tempo, os riscos aumentam, comprovando mais uma vez que o formol faz mal à saúde. Em longo prazo, a investigação científica detectou riscos de enjoos, vômitos, desmaios e, no mais grave cenário, câncer que atinge as vias aéreas superiores.
Formol faz mal à saúde: riscos também aos cabelos
O formol faz mal à saúde e não só a ela, como também aoscabelos. Isto porque, quando uma pessoa se submete a um alisamento capilar com produto que contenha a substância, há um impacto positivo inicial, mas que logo é substituído por fios porosos e quebradiços, além de ausência total de brilho nas madeixas.
O alerta de que o formol faz mal à saúde e também aos cabelos é importante medida preventiva, mas não significa que você deva abandonar a ideia de alisar os cabelos. Ao contrário, você pode continuar cuidando das suas madeixas (e por consequência da sua autoestima), só precisa seguir alguns cuidados para tanto.
Inicialmente, procure um salão de beleza de sua confiança e cujos profissionais se mantenham atualizados. Há várias técnicas de alisamento atuais que fazem uso de outro tipo de produto e que podem oferecer resultados tão bons quanto ao prometido pelas fórmulas que contêm formol.
Consulte seu cabelereiro e peça a ele para lhe mostrar a embalagem do produto utilizado. Recuse o tratamento estético se visualizar, ainda que em letras miúdas, as palavras formol ou formaldeído, lembrando que o formol faz mal à saúde em qualquer concentração, não existindo dose menos nociva. Lembre-se: formol causa câncer e deve ser evitado sempre!
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!
Saiba mais
15 Penteados de cabelos presos para combater o calor
O segredo dos cabelos de Kim Kardashian
7 cortes de cabelo para rosto oval
Dê adeus aos cabelos volumosos com esses truques