Cabelos

Como evitar a queda de cabelo: 10 dicas para não ter problemas

Por Redação Doutíssima 20/11/2014

A queda de cabelo é um problema comum entre as mulheres, mas de consequências bastante desagradáveis. Afinal, ela pode causar efeitos terríveis na aparência e na autoestima de qualquer pessoa, não é mesmo? A boa notícia é que essa é uma condição capaz de ser prevenida. Quer saber como? Veja a seguir 10 passos para evitá-la.

queda-de-cabelo

Boa alimentação e exercícios ajudam a manter a saúde dos fios. Foto: iStock, Getty Images

10 dicas contra a queda de cabelo

 

1. Lavar

 

Lave os cabelos com frequência ideal para o seu tipo. O banho, ao contrário da crença popular, não causa a queda de cabelo, as causas são outras. Mas o cabelo sujo pode sim influenciar a queda de cabelo por obstruir os bulbos capilares e impedir com que nutrientes atinjam os fios.

 

2. Escovas macias

 

Use escovas macias e com as cerdas protegidas nas pontas por pequenas gotas de borracha ou silicone. Cerdas muito duras podem machucar o couro cabeludo e ainda quebrar os cabelos, deixado-os mais vulneráveis, fracos e quebradiços.

 

3. Respiração

 

Respire fundo! Isso é importante para reduzir o estresse, um dos causadores da queda de cabelo excessiva. Então tente levar a vida de um jeito mais leve ou evite situações que possam elevar seus níveis de preocupação, irritação e outros sentimentos ruins que contribuem com o estresse.

 

4. Mexa-se

 

Não seja sedentário. Praticar atividades físicas de acordo com o seu tipo físico e necessidade pode beneficiar o corpo como um todo, incluindo o couro cabeludo. Exercícios aumentam a circulação sanguínea e fazem o corpo todo funcionar melhor. Além disso, as atividades produzem substâncias que ajudam a reduzir o estresse.

 

5. Deixe-o livre

 

Não prenda o cabelo enquanto molhado: os fios secam com o passar do dia, mas o couro cabeludo não. Esta parte do corpo possui uma pele muito sensível e suscetível a fungos e bactérias, que adoram se alojar em ambientes úmidos. O uso do secador é bem-vindo.

 

6. Dê atenção ao seu couro cabeludo

 

Muitas pessoas que apresentam queda de cabelo excessiva também apresentam outros sintomas no couro cabeludo, como caspa, seborreia, irritações, feridas e até dores na região afetada.

 

7. Não beba, não fume

 

Álcool e cigarro são seus inimigos. Os efeitos nocivos destas drogas podem estar diretamente ligados à queda de cabelo. Ambos desencadeiam no corpo a produção de substâncias nocivas para o todas funções corporais.

O álcool, por exemplo, sobrecarregada o metabolismo. Já o cigarro aumenta muito a quantidade de radicais livres no corpo, substâncias que oxidam o sangue e estão diretamente ligadas ao envelhecimento.

 

8. Mantenha a calma

 

Ansiedade, assim como o estresse, é muito prejudicial. Se você já diagnosticou a queda de cabelo e está em tratamento, dê tempo para que seu corpo responda. O tratamento pode ser longo e também demorar a fazer efeito.

 

9. Alimente-se bem

 

Mantenham uma alimentação balanceada. Assim como outras dicas, esta faz parte da turma da vida saudável. Uma alimentação correta garante ao corpo os nutrientes necessários para todas as funções químicas e biológicas que são essenciais para a saúde. Fibras, frutas, verduras, leguminosas e oleaginosas são alimentos que mantém o corpo nutrido e saudável e precisam estar na rotina diária de todas as pessoas.

 

10. Chapinha e secador

 

Fique longe da chapinha e do secador quando o cabelo ainda está muito molhado. O secador pode ser usado já no cabelo úmido sem problemas, então após lavar os cabelos aguarde uns 20 minutos antes de ligar o aparelho. Já a chapinha só deve ser utilizada quando os fios estão completamente secos, para não danificá-los.

 

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!