[the_ad_group id="16403"]
Cabelos

Protetor solar para os cabelos garante fios mais saudáveis

Por Redação Doutíssima 22/06/2014

É durante o verão que a nossa pele sofre mais com os efeitos do sol e, por isso, o cuidado deve ser redobrado na hora da proteção. Mas não é apenas a pele que precisa de proteção dos raios solares: os cabelos acabam sofrendo muito também e, assim, o uso de protetor solar para os cabelos se faz fundamental.

Por que usar protetor solar para os cabelos

A radiação ultravioleta degenera a cutícula dos fios, deixando-a mais sensível. Dessa forma, o cabelo fica sem brilho, resistência e cor, no caso de cabelos tingidos. A solução para proteger as madeixas do sol é o protetor solar para os cabelos, o coringa para blindar os fios contra os raios UV.

Protetor solar para os cabelos é opção para blindar os fios contra os raios UV. Foto: Shutterstock

Protetor solar para os cabelos é opção para blindar os fios contra os raios UV. Foto: Shutterstock

Como atua o protetor solar para os cabelos

O protetor solar para os cabelos tem a função de, além de proteger, também hidratar e selar os fios. Ele deve ser usado principalmente no verão, onde os efeitos do sol são ainda mais intensos.

O protetor solar para os cabelos forma uma película em torno dos fios, criando uma barreira de proteção para a luz solar. Assim, os raios não conseguem retirar a umidade do fio, o que faz com que as cutículas se dilatem e não se percam as proteínas e nutrientes essenciais para a beleza dos cabelos.

Apesar de ser época do ano que os cabelos mais sofrem com os efeitos do sol, o protetor solar para os cabelos não deve ser usado apenas no verão, pois os raios solares agem durante o ano todo, inclusive no inverno. Por isso, é correto investir em um bom protetor solar para os cabelos.

Lembre-se que o sol é um oxidante natural e que, ao expormos os cabelos aos raios solares sem nenhuma proteção, pode-se ter o ressecamento dos fios. Após essa exposição, os fios ficam com danos muitas vezes difíceis de serem revertidos – e aí, não tem jeito, tem que cortar.

Versões do protetor solar para os cabelos

Existem várias versões de protetor solar para os cabelos, como creme, spray, gel, loção, ou até linhas inteiras que vão desde o xampu até a máscara de tratamento. Porém, a preferência deve ser dada aos produtos sem enxágue ou que, durante algum tempo de exposição solar, possam ser reaplicados, para que exista efetivamente a proteção.

Alguns leave-ins e cremes para pentear também oferecem proteção solar, além de hidratar e amaciar e podem ser uma ótima alternativa de protetor solar para os cabelos. Os preços de protetor solar para os cabelos podem variar conforme a região, mas com certeza você vai encontrar um que caiba no seu bolso.

Dicas além do protetor solar para os cabelos

Confira outras dicas para proteger os seus cabelos dos raios do sol, além do uso de protetor solar para os cabelos. Confira:

– Procure usar um chapéu ou boné em horários em que o sol estiver muito forte. Lenços também podem ser muito úteis e estilosos;

– Use produtos neutros em cabelos tingidos e descoloridos.  Xampus para bebês limpam os cabelos sem agredir;

– Não exagere na quantidade de produto, que, por mais que auxilie na proteção solar, pode deixar os cabelos mais frágeis;

– Hidrate seus cabelos regularmente. Um cabelo bem hidratado irá sofrer menos os danos do sol do que um cabelo já danificado;

– No verão, procure enxaguar os cabelos com água doce sempre que sair do mar ou piscina.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais

 

15 Penteados de cabelos presos para combater o calor

O segredo dos cabelos de Kim Kardashian

7 cortes de cabelo para rosto oval

Dê adeus aos cabelos volumosos com esses truques

Dicas para fazer o babyliss em casa

6 Cuidados especiais para cabelos longos


[the_ad_group id="16349"]
[the_ad_group id="16404"]