Cabelos

Hidratação para cabelos é fundamental para manter o brilho e a saúde

Por Redação Doutíssima 27/05/2014

Ter cabelos bonitos e saudáveis todo mundo quer, mas você tem cuidado bem deles? A começar pela hidratação para cabelos, devemos estar atentos às necessidades dos fios que tanto prezamos. Diversos procedimentos podem recuperar os fios danificados por perda de água ou aminoácidos e trazer à tona uma aparência saudável.

A própria exposição ao sol, ao vento e ao secador alteram as propriedades naturais dos cabelos. Imagine, então, os efeitos nos fios provocados por procedimentos comuns a toda mulher, como mechas, colorações e alisamentos.

Hidratação proporciona maior brilho aos cabelos, deixando fios mais saudáveis. Foto: Shutterstock

Hidratação proporciona maior brilho aos cabelos, deixando fios mais saudáveis. Foto: Shutterstock

Eles danificam as cutículas dos fios e provocam perda de água, que é necessária para renovar a hidratação dos cabelos. Processos químicos vão além e modificam boa parte da estrutura do fio, causando a perda de aminoácidos.

Importância da hidratação para cabelos

A hidratação para cabelos é importante para todas as mulheres, até para quem acha que as madeixas estão saudáveis o suficiente. Todo cabelo sofre com o desgaste natural por causa das alterações climáticas. Quem possui cabelos compridos precisa de uma atenção ainda maior, pois as madeixas longas tem mais tendência à quebra.

A hidratação para cabelos é importante porque os fios precisam de cuidados básicos para manter seu brilho natural e a umidade que compõe os fios. Ao longo do tempo e devido a variação do clima, o cabelo vem sofrendo transformações, dentre elas o ressecamento e por vezes, queda e escamação. Confira a seguir 10 motivos para você entender a importância da hidratação para cabelos:

1. Dá vida aos cabelos;

2. Combate os efeitos nocivos dos processos químicos, como o alisamento, o relaxamento e a coloração, entre outros;

3. Proporciona maior resistência e brilho aos cabelos, deixando os fios mais saudáveis e vistosos. Fios quebradiços também se originam na falta de hidratação, pois ficam mais frágeis e propensos à quebra devido a falta de elasticidade das madeixas;

4. Os fios ficam mais sedosos e macios através do fechamento das cutículas dos cabelos, que, além do brilho, também protege os fios contra as agressões externas;

5. Diminui os danos causados por frequentar piscinas, praias e locais cujo clima ataca a saúde dos fios;

6. Acaba com o frizz, aqueles fios de cabelos arrepiados ocasionados muitas vezes pela falta de uma hidratação regular;

7. Combate as agressões diárias, como o ato de pentear, a escovação e o uso do secador e da chapinha. Estes procedimentos ajudam a arrumar os fios, mas acabam abrindo as escamas dos cabelos, favorecendo a perda de nutrientes e aumentando a quebra e o frizz;

8. Reforça o trabalho feito no salão de beleza, devolvendo a nutrição aos fios. Quando a cliente trata os cabelos em casa, ela pode voltar ao salão para fazer tratamentos de hidratação para cabelos com uma frequência menor;

9. Os fios tratados e hidratados crescem mais e não caem além do normal, nem quebram com facilidade.

Dicas para hidratar

A hidratação para cabelos não se restringe a produtos, mas existem inúmeros procedimentos como as reconstruções, disponíveis nos salões de beleza. Antes, é preciso saber qual a melhor opção para seu tipo de cabelo e o ideal é se informar com um profissional de estética de sua confiança.

Quanto aos produtos, os profissionais geralmente têm ao menos duas preferências em linhas de produtos e cada marca de cosmético utiliza princípios ativos diferentes. É aconselhável que se evitem fórmulas que levam óleos minerais.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

Saiba mais:

 

Gordura abdominal e celulite? Saiba como reduzir

Cremes para celulite: mito ou verdade?

Nutricionista ensina a enfrentar de vez o fantasma da celulite

7 Maneiras de combater a celulite

5 Soluções imediatas contra a celulite

Aprenda a fazer a ginástica anti celulite

6 Tratamentos que prometem reduzir a celulite