Cabelos > Estética

Conheça os benefícios do óleo de argan para o seu cabelo

Por Redação Doutíssima 10/06/2014

O óleo de argan virou um item obrigatório nos salões de beleza e também no rótulo de cosméticos. Ele é extraído da Argania Spinosa, uma árvore típica do deserto de Marrocos. que pode viver até 200 anos. Segundo pesquisas são necessários 100 kg de sementes para se obter apenas 1 litro do produto. Por isso o óleo de argan tem um custo tão alto, já que ele é tido como o ouro liquido da região.

.

A árvore  Argania Spinosa desde sempre orientou os costumes de saúde e beleza dos marroquinos, ainda que sem embasamento científico. Os xeiques sempre beberam o óleo extraído das sementes de argan para cuidar da saúde e é tradição entre as mulheres passá-lo na pele para deixá-la mais viçosa. Não existem pesquisas comprovando a ação desse ativo no cabelo, mas basta experimentá-lo para tirar a prova de que as mechas ficam mais hidratadas e com toque gostoso.

.

Muito usado para rejuvenescer os cabelos, o óleo de argan reveste os fios com uma espécie de filme protetor, evitando que eles percam água.

.

Efeitos do óleo de argan

.

O óleo de argan também hidrata, fortalece, nutre e revitaliza o couro cabeludo e os cabelos, que ficam mais brilhantes, sedosos e maleáveis. Ele é rico em ácidos graxos essenciais (como o linolênico) e em vitaminas A, D e E, tem  ação reparadora e antioxidante, o que minimiza o desgaste dos fios de cabelo devido a estresse, poluição, sol, vento, secador, chapinha e química.

.

Extraído de árvore típica do deserto de Marrocos, óleo rejuvenesce os cabelos. Foto: Shutterstock

Extraído de árvore típica do deserto de Marrocos, óleo rejuvenesce os cabelos. Foto: Shutterstock

 

O óleo de argan pode ser usado de diferentes formas. Aplicado sobre os cabelos secos em toda a sua extensão, atua como um finalizador. E se for usado nos fios úmidos, hidrata e protege do calor do secador e da chapinha. Muito usado para rejuvenescer os cabelos, o óleo de argan reveste os fios com uma espécie de filme protetor, evitando que eles percam água.Além disso, é um ótimo aliado contra o frizz porque, como encapa os cabelos, consegue preservá-los da produção de eletricidade estática, responsável pelo aspecto arrepiado.

 

O óleo de argan pode ser misturado a outros cosméticos, como xampus, condicionadores, máscaras e cremes sem enxágue, deixando o cabelo ainda mais hidratado e otimizando o efeito dos produtos.

.

Em alguns salões, o óleo de argan é inserido nas tinturas para reduzir as agressões provocadas pela química. No entanto, os especialistas alertam que é preciso usar com parcimônia (a cada dois ou três dias), porque ele costuma impregnar a fibra capilar e, dessa forma, pode saturar o fio.

.

Além disso tudo, o óleo de argan auxilia também na hidratação da pele, melhorando sua saúde e aparência. Sua propriedade antioxidante restaura o pH natural da pele, regula a oleosidade, reduz imperfeições (como manchinhas e cicatrizes de acne) e ajuda a retardar o envelhecimento cutâneo.

.

O óleo de argan é recomendado para o tratamento das unhas frágeis e fracas, pois nutre e protege contra as agressões externas. Pingue diariamente algumas gotas do óleo de Argan nas unhas, massageando delicadamente, para fortificá-las. A responsável pelo benefício é a vitamina E. Além disso ele muito eficiente contra lábios ressecados e pode ser usado por mulheres grávidas para reduzir as chances de aparecimento de estrias.

 

.

Óleo de argan em casa

.

Para aplicar o óleo de argan em casa, realize a lavagem e condicionamento normal dos cabelos. Aplique nos cabelos úmidos e deixe secar naturalmente. Ele também pode ser adicionado à máscara de tratamento, pois potencializa a ação do produto e ainda age como um protetor térmico antes da escovação e da chapinha.

.

Outra forma é usá-lo como finalizador para dar brilho e controlar o frizz. O argan está disponível, além do próprio óleo, como xampus, condicionadores e máscaras. Portanto dê preferência em usar os produtos em conjunto para um resultado mais eficiente.

.

Alternativas ao óleo de argan

.

São necessários 100 kg de sementes de Argan para se obter apenas 1 litro do óleo, o que justifica o alto custo dos produtos. Se achar o preço um tanto “salgado”, você pode substituir o óleo de argan pelo óleo de coco ou pelo óleo de abacaxi.

.

O óleo de coco pode ser uma boa opção, por ser rico em vitamina E e ácidos graxos. Ele fortalece e hidrata profundamente os fios. Já o óleo de abacaxi tem alto poder cicatrizante e também auxilia na hidratação dos fios, pois  condiciona e sela as cutículas, proporcionando brilho intenso. Lembrando que os óleos podem ser usados em qualquer tipo de cabelo e pele.

.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!