[the_ad_group id="16401"]
Motivação

Terapia do espelho? Técnica ajuda a elevar a autoestima

Por Redação Doutíssima 13/05/2014

Você já ouviu falar em terapia do espelho? Apesar do nome diferente, ela é simples e, além de não custar nada, exercita o autoconhecimento. Esse método de terapia exige apenas um espelho, uma cadeira e a vontade de transformação.

A terapia do espelho sugere que você, após tomar banho e estar mais relaxado, fique frente a frente com o seu “eu interior”. Ou seja, busque encontrar-se não só como imagem refletida no espelho, mas olhe para dentro de si. Antes disso, pense nos problemas que tem enfrentado, e receba as mensagens da sua própria consciência.

terapia do espelho

Teoria objetiva encontrar-se em frente ao espelho, olhando para dentro de si. Foto: Shutterstock

Além de você estar confortável a sós e mais à vontade para analisar-se, poderá pensar também sobre o que gostaria de transformar em sua vida. Esta terapia do espelho colocará você em confronto consigo mesmo, gerando autoconhecimento. Ela mostrará, inclusive, o que você ganha em cultivar a prática do questionamento constante.

Autoconhecimento na terapia do espelho

Você poderá chegar ao autoconhecimento através da terapia do espelho, tendo bem estabelecida a sua autoestima, a autossuficiência, bem como o autoprazer. Esta terapia do espelho pode durar meses, mas não poderá durar mais de um ano e, caso isso ocorra, você não poderá mais se auto ajudar. O intuito da terapia do espelho é julgar menos e elogiar mais.

Antes de começar, reflita, por exemplo, sobre o que você deseja realizar em cada uma das áreas de sua vida: amor, saúde, profissão, família, vida social. Também pense sobre quais são os seus sonhos. Pergunte-se sobre as ações que deverá ordenar para realizá-los. Ainda, o que está fazendo para chegar lá e se o caminho é realmente o correto.  Evidente que, mesmo que você queira, não será possível harmonizar todos estes aspectos de uma só vez.

Desafios diários

Formuladas as suas dúvidas, você já consegue perceber o quanto o alinhamento está ou não indo de encontro aos seus próprios objetivos. Na maioria das vezes, o dia-a-dia consome boa parte do nosso tempo e, quando notamos, seguimos uma trilha que não tem nada a ver com as nossas aspirações.

Frequentemente somos testados com julgamentos por parte de nossos chefes, maridos, esposas, filhos, vizinhos, amigos, inimigos e até por quem não conhecemos. Geralmente, somos tão rudes conosco mesmos, e este auto julgamento provém da nossa própria natureza.

Pegue leve consigo, vá devagar e tenha certeza de que tudo vai dar certo. Acredite que a terapia do espelho foi um sucesso e que hoje você é uma pessoa muito melhor e que seu espelho é o seu melhor amigo.

Cada desafio tem o tamanho que damos a ele e encará-lo é a única forma para vencê-lo. Esta é a proposta de um modelo simples e gratuito de terapia, para ser feita diariamente apenas criando o hábito de se olhar no espelho. Não do jeito que costumamos fazer quando arrumamos os cabelo ou a maquiagem, mas de forma a enxergar o nosso interior, aquele olhar de fora para dentro.

Depois disso tudo, podemos dizer que realmente nos conhecemos, não como aquele ser de nariz grande, cabelos brancos e expressões que demonstram nossa idade. Mas sim aquela que evidencia o que tem de melhor e está em fase de transformação para melhorar o que não está tão bem.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

Por uma vida mais tranquila: conheça os alimentos funcionais que ajudam a combater a ansiedade

Por que a ansiedade faz engordar?

4 Passos mágicos para dominar a ansiedade

Realidade virtual ajuda a reduzir o transtorno de ansiedade

Dieta anti estresse: controle a ansiedade e perca 5kg em um mês

Veja alguns sintomas de que você sofre de ansiedade

Alimentos que influenciam a ansiedade


[the_ad id="14710899"]
[the_ad id="14710899"]
[the_ad_group id="16404"]