Você sabia que exercícios que fujam da rotina adiam problemas cerebrais? Este é o princípio da neuróbica, a ginástica para o cérebro, que corresponde a um conceito recente na área de neurociências.
Neuróbica atua na memorização
Não são raros casos de pessoas de qualquer idade e condição social que esquecem de compromissos, nomes, números, e até mesmo, locais onde guardaram objetos. Para ajudar nesse processo de memorização é proposta a neuróbica.
Conheça a neuróbica
A neuróbica pode ocorrer pelo simples gesto de trocar de mão para escovar os dentes, contrariando a rotina e obrigando à estimulação do cérebro. Esta nova técnica melhora a concentração, treina a criatividade e a inteligência.
Em média, 80% do nosso dia a dia é composto por rotinas que, apesar de reduzirem o esforço intelectual, escondem um efeito terrível: elas limitam e atrofiam o cérebro.
Os exercícios cerebrais propostos pela neuróbica surgem para contrariar essa tendência, cujo desafio é fazer tudo aquilo que fuja da rotina, obrigando o cérebro a um trabalho adicional.
Exercícios propostos pela neuróbica
Conheça alguns exercícios propostos pela neuróbica que podem ajudar a adiar problemas cerebrais:
– Use o relógio de pulso no braço direito, ou no esquerdo, se for canhoto;
– Escreva em uma folha de papel com a mão contrária da de costume;
– Se puder e, com cuidado, tente andar pela casa de trás para frente;
– Tente se vestir com os olhos fechados;
– Coma coisa diferentes para estimular o paladar;
– Olhe para as fotos de cabeça para baixo e tente ver detalhes que haviam ficado despercebidos;
– Se possível, veja as horas em um espelho;
– Introduza pequenas mudanças na rotina, por exemplo, no trajeto para ir ao trabalho;
– Converse com o vizinho com quem você nunca dá bom dia;
– Troque o lado do mouse;
– Tente decorar uma palavra nova por dia, seja de outro idioma ou do seu e introduza-as em suas conversas de maneira adequada.
Perda da capacidade de memória e a origem da neuróbica
É a partir da meia-idade, entre os 40 ou 45 anos, ou até um pouco antes, que os pequenos esquecimentos costumam se tornar mais frequentes e não associados, simplesmente, às atribulações cotidianas.
Sinais desagradáveis, eles geram comentários de que você está perdendo a memória, ou anda muito esquecido, ou que você está caducando. O motivo de tantas piadas, muitas vezes, vira alvo de preocupação, principalmente quando a pessoa é exigente consigo mesma.
A neurociência revela que o cérebro, apesar de envelhecer, continua com uma capacidade extraordinária de crescer e mudar o padrão de suas conexões. A partir daí, viu-se que seria possível incorporar ao cotidiano, métodos que possam desenvolver e manter as conexões cerebrais. Por meio da neuróbica, a pessoa poderá aumentar a capacidade do seu cérebro de lidar com atrasos na agilidade mental.
A neuróbica veio com tudo, e corresponde à aeróbica dos neurônios, ou seja, uma nova forma de exercício cerebral lançada para manter o cérebro ágil e saudável.
Através dela, se criam novos e variados padrões de atividades dos neurônios no cérebro, aumentando a sua saúde geral, seja durante o percurso da vida, ou enquanto envelhece.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!