Sintomas de Gravidez

Será que a hora chegou? Conheça todos os sintomas de gravidez

Por Redação Doutíssima 18/07/2014

O senso comum fala dos sintomas de gravidez como se eles se resumissem apenas ao enjoo e a falta de menstruação. No entanto, uma soma de fatores podem ser o indicativo de que você está grávida. Por isso, é preciso ter a consciência de que cada organismo se comporta de uma forma diferente para evitar surpresas.

Sintomas de gravidez aparecem após três semanas

Os primeiros sintomas de gravidez costumam aparecer após as três primeiras semanas depois do processo de fecundação, no entanto, algumas mamães já podem sentir o efeito desde o sexto dia de concepção.

sintomas-de-gravidez

Sensação de enjoo é um dos sintomas da gravidez nos primeiros meses da gestação. Foto: Shutterstock

Confira os principais sintomas de gravidez

Se você está tentando engravidar ou está na ansiedade de saber se chegou a sua hora, fique atenta aos principais sintomas de gravidez.

– Sangramento: muitas mulheres confundem um sangramento ralo com menstruação, no entanto, ele pode acontecer devido ao deslocamento do embrião para as trompas.

Estima-se que pelo menos 20% das mulheres tenham algum sangramento no primeiro trimestre de menstruação. Por isso, é importante ficar alerta em sangramentos anormais, pois eles podem ser um dos sintomas de gravidez.

– Cólicas e dores abdominais: outro dos sintomas de gravidez facilmente confundido com os sinais do período menstrual são as cólicas. Elas acontecem por causa das alterações de tamanho que o útero sofre para se adaptar ao recebimento do embrião. A sensação de peso na parte inferior do ventre também pode ser considerada um indicativo.

– Atraso menstrual: tido como o mais comum dos sintomas de gravidez, o atraso menstrual geralmente é o sinal que as mulheres esperam para começar a investigar sobre uma possível gestação.

No entanto, é importante ficar atenta para outros tantos fatores que podem fazer com que não haja menstruação em um determinado mês, entre eles estão o estresse, as infecções, a troca de anticoncepcional, o cansaço, as alterações no peso.

– Alterações nos seios: mudanças de tamanho e aparência nas mamas também compõem a lista de sintomas de gravidez comuns. Além do aumento de tamanho, os seios tendem a ficar perceptivelmente mais frágeis, inchados e doloridos.

Além disso, os mamilos ficam mais escuros e surgem veias ao redor da mama. Isso acontece, pois o organismo da mulher está se preparando para o período de amamentação que virá nos próximos meses.

– Náuseas e vômitos: a sensação de enjoo e consequente vômito é uma característica do primeiro trimestre gestacional em que a tendência é que ao segundo trimestre já haja diminuição gradual. Em caso de persistência um médico deve ser consultado.

– Barriga inchada: devido à expansão do útero que se prepara para gerar o embrião, é possível que a mulher perceba um inchaço na região abdominal semelhante com o que ocorre no período menstrual.

– Cansaço extremo: uma fadiga excessiva é um dos sintomas de gravidez que pode ocorrer ainda na primeira semana de gravidez. O aumento do sono também é uma causa constante na gestação atrapalhando sua rotina com períodos de soneca durante o dia ou dificuldade para acordar. A causa disso se dá devido às alterações hormonais que ocorrem no corpo feminino com a chegada de um óvulo fecundado.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!