Dica do Nutricionista

Leite sem lactose existe? Confira opções aos pacientes com intolerância

Por Redação Doutíssima 19/07/2014

Não é novidade para ninguém que existem muitas pessoas que não podem ingerir leite e acabam por se sentirem mal se o fizerem. A intolerância à lactose atinge milhares de pessoas e nestes casos é importante para o bem estar que seja seguida uma alimentação adequada para evitar qualquer tipo de problema. Em qualquer supermercado é possível encontrar ofertas de leite sem lactose, mas será que isso realmente se aplica?

Fabricação do leite sem lactose

Na verdade o que ocorre no processo de fabricação do leite sem lactose não é a retirada da substância. O que de fato acontece é quebra da substância, que é realizada em um processo industrial chamado hidrólise.

leite-sem-lactose

Leite sem lactose previne os problemas intestinais da intolerância à lactose. Foto: Shutterstock

Leite sem lactose tem, na verdade, baixa lactose

Na hidrólise, o leite fica em repouso de três a quatro horas em temperatura ambiente para que exista a ação da enzima lactase, responsável pelo processo. O leite normal possui em média 4,8% de lactose, já o chamado leite sem lactose (após a hidrólise) este número cai para cerca de 1%.

Pessoas com intolerância à lactose não produzem a enzima lactase. Por isso, quando a lactose é quebrada pelo processo industrial, não há a necessidade do organismo de produzir a enzima para realizar a digestão da substância.

Os açúcares pré-digeridos são absorvidos pelo trato intestinal, que os encaminha de forma direta para a corrente sanguínea. Desta forma, a ingestão de leite sem lactose previne os problemas intestinais oriundos da intolerância.

Diferenças no sabor do leite sem lactose

O leite sem lactose, normalmente, tem o sabor mais doce do que o leite comum. Isso se dá pelo fato de o açúcar ser quebrado em porções menores no produto antes da digestão.

Desta forma, o leite sem lactose causa uma impressão de ser mais forte nas papilas gustativas da língua. De qualquer forma, não há adição de açúcar ao produto, que contém o mesmo valor calórico e nutritivo que o leite comum, visto que nenhum dos seus nutrientes é retirado.

Iogurte e outras opções de leite

Ao contrário dos produtos derivados do leite que normalmente consumimos, como a manteiga e o queijo, que precisam do processo mencionado para a quebra da lactose, o iogurte não necessita disso e pode se tornar um aliado.

Na produção do iogurte comum, a lactase é substituída por lactobacilos vivos, que fazem de forma natural este processo. Todos os iogurtes são livres deste glicídio e podem ser consumidos por pessoas que tenham intolerância à lactose.

Além do leite sem lactose, existem outras possibilidades de produtos a serem consumidos por pessoas que, por necessidade ou opção, não queiram utilizar o leite comum.

Uma forma de consumir os mesmos nutrientes que provém de fonte natural é o leite de aveia que, além de ser sustentável, é também um leite sem lactose. Para quem deseja cuidar do colesterol e não ingerir grandes quantidades de gorduras saturadas, os leites de arroz e de amêndoas surgem como opção.

A alternativa mais utilizada ao leite comum é o leite de soja, que pode ajudar na perda de peso e na prevenção contra o câncer e osteoporose. Além destas, o leite de linhaça possui minerais que importantes para uma alimentação balanceada.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!