Alimentação infantil

Seu bebê está pronto para a mamadeira? Confira sete dicas para descobrir

Por Redação Doutíssima 19/07/2014

Amamentar um filho é muito mais do que dar de comer para uma criança. É uma atividade tão importante, que sua sucessora, a mamadeira, gera muitas dúvidas entre as mamães e futuras mamães. Por isso, reunimos diversas dicas que vão ajudar você a se preparar para o momento do desmame, etapa essencial na relação com o bebê.

A hora da mamadeira

A amamentação é uma relação de intimidade extrema entre a mãe e o bebê. Talvez seja a última etapa da dependência física que a criança possui em seus primeiros meses de vida.

mamadeira

Durante adaptação, leite materno pode continuar sendo oferecido na mamadeira. Foto: Shutterstock

É algo tão forte, que faz com que mães se preocupem sobre a hora correta de o filho largar o peito e passar a se alimentar por meio da mamadeira. Algumas mães ficam com medo que o filho possa ficar desnutrido e até que se perca o vínculo afetivo.

Para responder as suas dúvidas, preparamos sete dicas para o momento do desmame:

7 dicas para a mamadeira do bebê

1. Cada criança tem seu tempo para a transição. Segundo orientações da Organização Mundial da Saúde, do Ministério da Saúde e da Sociedade Brasileira de Pediatria, o bebê deve se alimentar exclusivamente de leite materno até os seis meses de vida e pode utilizá-lo como alimento complementar até os dois anos de idade.

2. Fatores como a vontade do bebê, da mãe e a necessidade de vida dela são essenciais na hora de decidir o momento certo de desmamar seu filho. Muitas vezes a criança começa a se entreter com brinquedos e alimentos e aos poucos vai perdendo o interesse pelo peito. Em alguns casos, a saúde ou a rotina de trabalho da mãe acabam impossibilitando a amamentação e acabam sendo fundamentais na decisão.

3. Faça tudo de forma gradativa. Procure substituir uma das mamadas do dia por mamadeira ou papinha. Sinta a adaptação da criança a nova forma de se alimentar. Se a reação for positiva, vá fazendo isso diariamente, escolhendo horários diferentes. Aos poucos vá diminuindo o número de vezes que oferece o peito para a criança, até que ela se acostume.

4. É normal que a criança fique um pouco manhosa no início do processo e tente rejeitar a mamadeira. Neste momento a criança está trocando uma situação de total conforto por um novo desafio. Seja paciente, pois o desmame é o início de um processo de desligamento que pode demorar a ser entendido pela criança.

5. O pediatra deve participar da preparação do processo de desmame. Nunca é demais lembrar que essa transição não pode interferir na saúde da criança e deve satisfazer a mãe e o filho, sem causar danos.

6. O leite materno pode continuar sendo oferecido na mamadeira. Além disso, você pode utilizar como alternativa a ele fórmulas especiais em pó que se assemelham por ter nutrientes parecidos e serem de fácil digestão. Consulte o pediatra que irá lhe indicar o melhor produto para seu filho. Lembre-se de que crianças com menos de um ano de idade não devem beber leite de vaca.

7. Em caso de crianças um pouco maiores, procure substituir a mamadeira pelo copinho. Além de ser melhor para a mastigação e fala do bebê, ele evita que a criança passe por um segundo processo de desmame. Não esqueça que em algum momento a mamadeira também terá de ser deixada de lado, e o copinho desde o início pode evitar esse transtorno.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!