Dica do Nutricionista

Conheça 8 alimentos que emagrecem e monte seu cardápio para perder peso

Por Redação Doutíssima 20/07/2014

Compostos por um número baixo de calorias, os alimentos que emagrecem podem ser um fator importante para você que pretende perder peso e manter uma boa alimentação.

Alimentos que emagrecem devido às baixas calorias

Alguns destes alimentos podem conter menos calorias do que as que o corpo utiliza no processo de digestão, o que facilita no processo de emagrecimento. Confira neste artigo oito dicas de alimentos que emagrecem e aposte neles em suas refeições.

alimentos-que-emagrecem

Semente de linhaça é uma das mais ricas fontes de fibras entre os alimentos. Foto: Shutterstock

1. Iogurte desnatado: por serem ricos em cálcio, substância que ajuda a emagrecer, leites e iogurtes desnatados podem ser aliados na perda de peso. O cálcio influencia na produção do calcitriol, substância que serve para bloquear o processo de quebra de gordura e estocá-la para períodos de jejum.

2. Gengibre: um dos destaques entre os alimentos que emagrecem. A ingestão diária de um pedaço de até 5 centímetros de gengibre pode acelerar o metabolismo do corpo em até 20%. O gingerol, um dos ativos do condimento, eleva a temperatura corporal e exige maior demanda de calorias do organismo.

3. Pimenta vermelha (caiena): possui a capsaicina, substância que atua como um estimulante cerebral para uma queima maior de gordura. Além disso, é importante na ação digestiva e na ativação da circulação sanguínea. Para os que não gostam do sabor, pode ser encontrada na forma de cápsulas em farmácias de manipulação.

4. Ovo: ao contrário do que muitos pensam, o ovo não é um vilão e está entre os alimentos que emagrecem. Ele tem o poder de diminuir o excesso de ingestão de alimentos, pois causa no organismo uma sensação de saciedade. O ideal é ingerir o alimento no café da manhã, o que fará com que você coma menos durante o dia.

5. Brócolis: possui grande quantidade de fibras que fazem com que o organismo consuma um número maior de calorias para a digestão. Possui ainda vitamina C, que é um poderoso antioxidante.

6. Linhaça: a semente de linhaça é uma das mais ricas fontes de fibras entre os alimentos que emagrecem. Uma xícara com 135 gramas do produto tem 57,37 gramas de fibras. Possui ainda o ômega 3, que estimula o bom funcionamento do sistema nervoso, melhora a memória e a concentração.

7. Sardinha: um pequeno filé pode concentrar entre 1,5 e 2,5 gramas de ômega 3. O nutriente serve para acelerar o processo de produção de energia para que o corpo realize as necessidades básicas.

8. Feijão: quem diria que um dos pratos mais consumidos na culinária brasileira pode ser também um aliado para perder peso? A ingestão do produto aumenta os níveis do hormônio colecistoquinina, que faz os alimentos permanecerem por mais tempo no estômago, assim, consumindo mais calorias para a digestão. O feijão pode ainda aumentar o índice de açúcar no sangue, diminuindo a fome.

Alimentos que emagrecem no café da manhã

Na luta contra a balança, é importante incluir alimentos que emagrecem em todas as refeições. Para começar bem o dia, por exemplo, opte por cereal matinal e aveia.

O consumo de uma tigela pequena de cereais é capaz de diminuir o apetite nas próximas refeições. Um café da manhã rico em fibras deixa o corpo menos sensível à ação da insulina, responsável por levar o açúcar para dentro da célula para que seja transformado em energia. Quanto mais insulina no corpo, maiores são as possibilidades do corpo acumular gordura.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!