Dica do Nutricionista

Veja quais são os alimentos ricos em saponinas e como elas agem

Por Redação Doutíssima 03/01/2015

Possuindo diversas propriedades, as saponinas são fitonutrientes químicos chamados fitosteróis que são encontrados na pele de cera de muitas plantas e alguns animais marinhos como, por exemplo, estrelas-do-mar e pepinos do mar, sendo compostas de esteroide, alcaloide ou moléculas de açúcar e triterpeno juntas.

Entre os seus benefícios à saúde se encontra o fato de que ela ajuda a parar a absorção do colesterol por meio da ligação do colesterol à molécula de saponina.

saponinas

Alimentos de soja também são ricas fontes de saponinas. Foto: iStock, Getty Images

Saponinas fortalecem sistema imunológico

Além disto, as saponinas têm propriedades antimicrobianas e antifúngicas, juntamente com propriedades antiinflamatórias e imuno-estimulantes, o que possibilita que elas atuem como estimulantes do sistema imunológico, fortalecendo a imunidade do indivíduo.

Usadas desde a fabricação de sabão até o tratamento de câncer, as saponinas também podem ser achadas na planta medicinal Tribulus Terrestris, que é utilizada em suplementos, como o Tribulus, que pode ser comprado em cápsulas, principalmente por quem quer ganhar massa muscular.

Isto porque ela tem propriedades que fazem aumentar a produção de hormônios, como a testosterona no homem e progesterona na mulher, que facilitam a hipertrofia muscular. No entanto, o grande benefício do consumo de saponinas é que ele age como um remédio natural para várias doenças, incluindo o colesterol alto.

Por isso eles previnem o aparecimento do câncer de intestino uma vez que inibem a multiplicação celular e melhoram as defesas do organismo. Ele também aumenta a absorção do cálcio essencial para a saúde dos ossos. 

Outro benefício deste fitonutriente é que ele auxilia na prevenção de doenças cardíacas, além de ser útil contra o combate ao câncer, principalmente os de sangue e de pulmão.

Saponinas estão em alimentos de origem vegetal

Os alimentos ricos em saponinas podem ser encontrados, principalmente, em alimentos de origem vegetal, como a aveia e a ervilha. A maioria dos feijões e leguminosas contém saponinas como o grão de bico.

Alimentos de soja também são ricas fontes de saponinas, apesar de produtos de soja fermentados terem metade da quantidade de saponinas como grãos de soja inteiros, por exemplo.

Outros alimentos que são ricos em saponinas são a berinjela, acelga, quinoa e o pimentão. O fitonutriente ainda pode ser encontrado em sementes de tomate, alcaçuz, girassol e pimentas, sendo que várias ervas contêm saponina.

É o caso do ginseng, do fenacho, da alfafa e da páprica. Algumas outras plantas comestíveis que contém saponinas são o aspargo, agave, grãos de soja, cebolas vermelhas e grão-de-bico.

Geralmente, as saponinas têm uma alta concentração de açúcares, o que faz com que algumas variações do fitonutriente sejam muito doces. Com isto, elas são usadas tanto como adoçantes quanto para o benefício da saúde.

Quando ingeridas em doses grandes, elas podem ter efeitos colaterais nocivos ao indivíduo. No entanto, elas são inofensivas na concentração encontrada na natureza.

 

Em virtude de suas propriedades espumantes, acabam tendo utilidade em vários aspectos não medicinais. Batons e outros cosméticos também usam saponinas, que são também comuns em shampoos e úteis no processo de separação de minério, na indústria mineral, sendo ainda utilizada para fazer filmes e papéis fotográficos.


Em virtude de sua eficácia contra lesmas, ela também está presente em alguns pesticidas.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!