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Aposte no abacate! Fruto é aliado da saúde e do emagrecimento

Por Redação Doutíssima 22/07/2014

O abacate é um alimento com benefícios surpreendentes para a saúde. Se você quer perder peso, melhorar a sua pele e reduzir o risco de muitas outras doenças, o fruto pode ser um grande aliado. O abacate contém muitos antioxidantes que combatem uma série de doenças. Saiba como aproveitar o melhor desta fruta deliciosa que pode beneficiar a sua saúde.

O abacate é amigo do coração

Especialistas acreditam que o consumo de óleos vegetais processados e ricos em pró-inflamatórios é um dos fatores que pode ocasionar doenças cardiovasculares. Eles aconselham diminuir a ingestão de gorduras polinsaturadas e aumentar a quantidade de ácidos graxos monoinsaturados em nossa dieta.

abacate

O abacate contém muitos antioxidantes que combatem e previnem algumas doenças. Foto: Shutterstock

É por esta razão que o abacate pode beneficiar o coração, já que é uma grande fonte de ácido oleico, gordura monoinsaturada que ajuda a diminuir o colesterol.

Além disso, o fruto é rico em nutrientes que mantêm o bom funcionamento cardíaco, entre eles, a vitamina E (que previne a oxidação do colesterol), o potássio (que regula a pressão arterial) e as fibras (que controlam os níveis de açúcar no sangue).

Apesar de calórico, abacate ajuda a emagrecer

Você deve estar se perguntado: como um alimento rico em gordura e calorias pode ajudar a perder peso? Pesquisas indicam que alguns componentes do abacate podem ajudar na sensação de saciedade. Meio fruto contém 3,4 gramas de fibras, incluindo as solúveis e insolúveis, das quais o corpo precisa para manter o sistema digestivo funcionando.

A fibra solúvel retarda a quebra de carboidratos pelo organismo, ajudando você a se sentir completo por mais tempo. Além disso, eles são ricos em gordura monoinsaturada, que é facilmente queimado para produzir energia.

Combate ao diabetes

Para pessoas com diabetes, consumir abacate é recomendado pela presença do ácido oleico, que pode reduzir o “mau” colesterol (LDL), enquanto eleva o “bom” colesterol (HDL). Manter os níveis de colesterol sob controle é vital para os diabéticos, pois eles possuem um risco muito maior de doenças cardiovasculares.

Outro benefício do abacate para estes indivíduos é que ele pode trabalhar na redução dos níveis de triglicérides e, assim, ajudar na melhora da função da insulina e dos níveis de glicose no sangue.

O alto nível de potássio na fruta é outro fator nutricional importante para os diabéticos, devido ao seu papel na manutenção de um coração saudável e regular o açúcar no sangue. Tudo isso faz do abacate um alimento muito saudável para aqueles que vivem com diabetes e para pessoas que desejam reduzir o risco de desenvolver a doença.

Reduz a dor da artrite

A artrite é uma inflamação que afeta as articulações. Muitos alimentos, como trigo, milho, leite e açúcar são conhecidos por agravar os sintomas, mas o abacate tem poder anti-inflamatório e, por isso, é um dos poucos alimentos que podem reduzir a dor relacionada com a doença.

Ele contém altos níveis de gorduras monoinsaturadas, fitoesteróis e antioxidantes, como a vitamina E, vitamina C e uma variedade de carotenoides, que podem ajudar a reduzir a inflamação que leva à artrite.

Abacate pode prevenir o câncer

Pesquisadores relatam que o consumo de abacate pode prevenir cânceres na boca, de pele e na próstata. As suas propriedades anticâncer estão relacionadas com a combinação incomum de nutrientes, como anti-inflamatórios e antioxidantes.

Em células cancerosas, o fruto aumenta o estresse oxidativo e as deslocando para um ciclo de morte celular programada (apoptose). Os estudos nesta área, contudo, ainda se encontram em caráter preliminar.

 

 

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