Clínica Geral

Atenção pacientes: artrite é irreversível, mas a maioria das pessoas ainda não sabe disso

Por Redação Doutíssima 28/04/2014

Muita gente ainda não sabe, mas a artrite é irreversível. Uma pesquisa divulgada no Congresso da Liga Panamericana das Associações de Reumatologia (Panlar), em Punta del Este, Uruguai, mostrou que as lesões nas articulações provocadas por essa doença crônica e autoimune, que atinge cerca de 2 milhões de brasileiros, não podem ser revertidas. A artrite é irreversível e pode levar à incapacidade e até mesmo à morte.

artrite é irreversível

A artrite é irreversível, mas por quê?

A pesquisa mostrou que 55% dos entrevistados na América Latina, onde o maior levantamento do mundo sobre a doença foi realizado, não tinham conhecimento do fato que a artrite é irreversível e que as lesões causadas pela doença comprometem seriamente as articulações. Outra informação levantada pela pesquisa é que 43% dos entrevistados disseram acreditar que a artrite não é uma doença tão séria, como o diabetes e a hipertensão, por exemplo. Já no Brasil, esse índice chegou à marca dos 46%, quase o dobro do observado em outros países. Mesmo com a falta de informação, 88% dos entrevistados acreditam ter boa compreensão sobre a importância de manter a doença controlada e outros 61% disseram estar bem informados sobre como fazer isso. O reumatologista Roger A. Levy, professor da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e membro do comitê que coordenou a pesquisa na América Latina afirmou que “esses dados são preocupantes porque mostram que o paciente acha que compreende bem a sua doença, mas não sabe coisas básicas sobre ela. Sem essas informações, fica mais difícil de fazermos com que ele siga o tratamento e mantenha a doença controlada”. A pesquisa foi feita com base nos depoimentos de 10 mil entrevistados no mundo inteiro, com cerca de 1.032 pacientes apenas na América Latina.

A artrite é irreversível, mas é possível controlá-la

artrite é irreversívelO especialista ressaltou ainda que a artrite é irreversível e pode ter complicações tão graves quanto outras doenças crônicas. Porém, por mais que a doença não tenha cura, ela precisa estar controlada. No entanto, muitos dos pacientes entrevistados acreditam que só devem tomar a medicação quando sentem dor.

A pesquisa mostrou que 63% dos entrevistados acreditam que a doença está controlada quando os sintomas não se manifestam. “Essa percepção prejudica o paciente. Se ele para de tomar a medicação quando não sente dor, a doença pode evoluir e provocar as lesões irreversíveis, que vão causar deformidades e incapacidade de funções em vários membros, sobretudo nas mãos”, afirma o Dr. Roger A. Levy.

Após a constatação da desinformação, associações médicas, grupos de pacientes e indústria farmacêutica lançaram uma campanha para informar melhor as pessoas que sofrem de artrite. A “AR: Juntos Por Esta Causa”, uma iniciativa que disponibiliza informações em uma página da internet (www.despertarbrasil.com.br) e um guia para que os pacientes estabeleçam um diálogo com o médico para que possam decidir juntos o tratamento mais adequado. “Cada paciente se adapta melhor a um tipo de tratamento, por isso a decisão tem que ser compartilhada”, afirma Levy.

 

 

 

Entenda melhor a doença e saiba por que a artrite é irreversível: https://www.youtube.com/watch?v=OFi8235B46k

 

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!