Clínica Geral

Infecção hospitalar: como ela ocorre e o que você pode fazer para evitá-la

Por Redação Doutíssima 23/07/2014

Quase 9% dos pacientes contraem algum tipo de infecção hospitalar, segundo a Organização Mundial da Saúde. Como o nome sugere, o problema ocorre quando um micro-organismo invade o corpo do paciente dentro do centro médico e provoca reações em seu organismo. Quer saber por que isso acontece e como evitar? Vamos descobrir agora.

Causas da infecção hospitalar

A infecção hospitalar acontece quando, dentro de um ambiente hospitalar, algum micro-organismo que não estava presente no indivíduo ingressa no seu corpo e causa uma infecção. As chamadas “portas de entrada” mais comuns são as feridas cirúrgicas, o uso de sondas no tratamento de doenças relacionadas com o sistema urinário, as vias respiratórias, e a utilização de cateteres.

infecção-hospitalar

A infecção hospitalar pode ser causada por uma série de micro-organismos. Foto: Shutterstock

A infecção hospitalar é causada por uma série de micro-organismos: bactérias, fungos, vírus e outros agentes patogênicos são os causadores. Ainda, o contágio pode se dar através de outro paciente, do próprio paciente ou do uso de material contaminado.

Os responsáveis pela infecção hospitalar

Klebsiella pneumoniae: este bacilo pode causar infecções no sistema urinário, no sistema respiratório, nos tecidos e nas feridas. Além disso, como ele é muito agressivo, pode causar uma infecção generalizada que pode levar à morte.

Escherichia coli: esta bactéria, que está presente no nosso próprio organismo, pode acarretar a produção de toxinas que dão origem a outras doenças graves. A infecção ocorre predominantemente em crianças e idosos, e se dá através de alimentos contaminados ou contato com pessoas infectadas. Seu sintoma mais frequente é a febre alta.

Candida albicans: é principal responsável pela infecção hospitalar com origem em fungos, atingindo principalmente pacientes com o sistema imunológico debilitado. Pode ocasionar a candidíase, caracterizada por feridas na boca e na língua.

Pseudomonas aeruginosa: este é um dos bacilos mais temidos, podendo ocasionar diversos problemas no sistema urinário, nas vias respiratórias, nas feridas e nas queimaduras. Como ele tem grande capacidade de adaptação e mutação, é altamente resistente aos antibióticos.

Staphylococcu aureus: esta bactéria atinge principalmente os pacientes que fazem hemodiálise, tenham algum problema de pele, sejam diabéticos dependentes de insulina, apresentem queimaduras e tenham um longo período de hospitalização.

Virus sincitial respiratório: é um vírus que causa infecção hospitalar e se propaga pelo contato físico com alguém infectado. Normalmente, provoca sintomas de gripe, mas associado a pacientes que tenham recebido transplante, apresentem alguma anomalia cardiovascular ou estejam com o sistema imunológico debilitado, pode levar à morte.

Rotavirus: provoca gastrite que pode ter uma gravidade variável. É o responsável por 5% das mortes de crianças menores de 5 anos de idade, e de 22% a 60% das hospitalizações pediátricas no mundo inteiro. Em 25% dos casos, essas infecções são adquiridas no próprio centro médico.

Como evitar

A exposição de pacientes à infecção hospitalar normalmente leva em consideração alguns fatores, como o tempo de permanência no hospital. Alguns cuidados, que devem ser tomados tanto pelos pacientes como pelos visitantes, são higienizar as mãos e evitar a visita a pacientes quando se está gripado ou resfriado.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!