Clínica Geral

Talassemia: sintomas, causas e tratamento

Por Redação Doutíssima 14/02/2014

talassemiaA talassemia é uma doença sanguínea, um tipo de anemia hereditária. Ela chegou ao Brasil com a imigração de habitantes dos países banhados pelo mar Mediterrâneo (portugueses, espanhóis, italianos, gregos, egípcios, libaneses) e por isso também é conhecida como anemia do Mediterrâneo. A talassemia é caracterizada por uma anomalia na produção da hemoglobina, uma proteína do sangue responsável pelo transporte de oxigênio para todos os tecidos do organismo.

 

Os diferentes tipo de talassemia

 

A talassemia pode ser do tipo Alpha ou Beta. Esses dois tipos podem se manifestar de três maneiras diferentes: menor, intermediária e maior.

A forma menor, chamado de traço talassêmico, produz um grau de anemia leve. Não há produção de sintomas, o que a torna uma doença silenciosa. A forma intermediária, a anemia é moderada e as consequências menos graves. Contudo, a mais perigosa forma de talassemia é a maior. Também conhecida como anemia de Cooley, a gravidade elevada da doença se dá pela anemia profunda e algumas alterações como atraso do crescimento da criança ou problemas nos ossos. Ela é causada pela herança de dois genes defeituosos, um de cada parente.

 

Sintomas e tratamento da talassemia

 

talassemiaComo dito anteriormente, a talassemia de modo menor ou intermediária podem ser discretas e não gerar sintomas no organismo humano. Quando o fazem, a portador da doença pode ter sintomas leves, como cansaço, fraqueza, excesso de sono, palidez, falta de ar, pele e olhos amarelados. Já no caso da talassemia maior ou anemia de Cooley, além dos sintomas mais simples, a criança que herda a doença dos pais pode ter atraso no crescimento, abdômen desenvolvido, aumento do baço e alterações ósseas.

Os tratamentos para a talassemia também vão variar de acordo com a gravidade do caso. A talassemia menor não precisa de cuidados específicos ou muito diferentes de uma anemia comum. Em situações especiais, como por exemplo durante a gravidez, seu médico pode prescrever uma suplementação com acido fólico, que tará benefícios para a mãe ter uma gestação segura e principalmente para o bebê nascer sadio.

Em alguns casos da talassemia intermediária, pode ser necessário que o portador da doença receba transfusões de sangue. Isso garante que o número de glóbulos vermelhos aumentem no seu sangue.

Já os portadores de talassemia maior vão passar por cuidados mais específicos e acompanhamento médico regular. As transfusões de sangue são regulares e fundamentais, além de medicamentos, para retirar o excesso de ferro que se acumula em determinados órgãos do corpo. Também pode ser feito o transplante de medula óssea.

 

Saiba mais:

Anemia de Fanconi: sintomas, causas e tratamento

15 vitaminas e minerais vitais para a sua saúde

Anemia Falciforme: sintomas, causas e tratamento 

Conheça os benefícios da vitamina B12 para a saúde óssea

Como ter uma boa saúde com apenas 10 minutos por dia

Alimentos que combatem a anemia

Para envelhecer com saúde é necessário ter muito cuidado também com a mente