Cabelos

5 maneiras de fazer alisamento de cabelo com sucesso e sem riscos

Por Redação Doutíssima 27/07/2014

O alisamento de cabelo é um tipo de procedimento cosmético muito usado por homens e mulheres que querem remover cachos naturais e ondas do cabelo e, assim, conquistar os fios mais lisos.

Alisamento de cabelo utiliza química

O processo geralmente funciona por meio de substâncias químicas que atuam nas moléculas do cabelo e rompem os laços que dão aos fios a sua ondulação ou os cachos. Há uma variedade de diferentes métodos de alisamento de cabelo, que variam em eficácia, custo e possíveis danos. Mas vale lembrar: segurança é tudo neste momento.

alisamento-de-cabelo

Métodos de alisamento de cabelo variam em eficácia, custo e possíveis danos. Foto: Shutterstock

5 tipos de alisamento de cabelo seguros

1. Escova de carbocisteína

A escova de carbocisteína, além de reduzir o volume, mesmo daqueles mais rebeldes, como os afros, deixa os cabelos mais hidratados. Ela é feita a partir de uma substância que garante uma ação profunda nos fios, a carbocisteína.

O produto não tem contraindicação para mulheres que se submetem a outros tipos de química. Para manter o efeito liso, o procedimento deve ser repetido a cada 3 meses.

2. Escova americana

Já na escova americana, o ingrediente usado é a cisteína, um aminoácido que dá mais estrutura e resistência aos fios. A escova americana proporciona um resultado natural, não deixando um aspecto reto e chapado. Deve ser feito também a cada 3 meses, dependendo do tipo de cabelo.

3. Escova de chocolate

Este tipo de alisamento de cabelo pode não ser uma alternativa para quem tem cabelos cacheados ou crespos. Quem já possui o cabelo liso pode usar a escova de chocolate para hidratar e revitalizar os fios. O efeito é bem natural e dura 3 meses.

4. Relaxamento

O relaxamento é uma técnica de alisamento de cabelo que usa o hidróxido de sódio ou o tioglicolato de amônia. Pode ser realizado apenas diminuir o volume dos frios ou definir os cachos.

O processo é feito como outros tipos de alisamento, mas o tempo de ação das substâncias é mais rápido e, com isso, como menos riscos de prejudicar as madeixas. O alisamento por relaxamento precisa de retoque a cada 2 meses, mas não é indicado para cabelos com química.

5. Método caseiro

Se você quer fazer um alisamento de cabelo sem ir ao salão de beleza, um método caseiro, mas temporário, é usar meio copo de leite em um borrifador. Deixar o leite no cabelo por 20 minutos e lavar normalmente. Seque o seu cabelo e ele ficará liso e sedoso.

O perigo do formol

Quando se fala em alisamento de cabelo, um cuidado é essencial: não usar formol. Especialistas relatam que a exposição a altas concentrações de formol pode causar dificuldades respiratórias e até mesmo a morte.

A exposição contínua gera, por sua vez, reações alérgicas de pele e reações semelhantes à asma. Por fim, a exposição a baixas concentrações pode irritar e queimar os olhos, nariz, garganta e pele.

Por isso, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proíbe o uso de formol para o alisamento. A única forma permitida é o seu uso na fabricação de produtos cosméticos capilares, apenas na função de conservantes, com limite máximo de 0,2%.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!