Cabelos

Aposte nas vitaminas para cabelo para ter fios saudáveis

Por Redação Doutíssima 01/05/2015

Todo mundo sabe que beleza vem de dentro. Muito usada como uma metáfora para que as pessoas deem valor a outras qualidades além da beleza estética, a frase também fala muito sobre a tal beleza exterior. Afinal, saúde também tem a ver com a nossa aparência e seu visual pode ganhar um upgrade com o consumo de vitaminas para cabelo.

Vitaminas para cabelo deixam fios mais bonitos

Para você ficar por dentro desse assunto, veja a seguir a lista de vitaminas para cabelo e seus benefícios:

Vitaminas do complexo B

Diversas vitaminas do complexo B são fundamentais para a saúde dos fios. A B2 ajuda no metabolismo das proteínas, inclusive a queratina que compõe os cabelos. A biotina, vitamina B7, essencial à saúde dos cabelos, pele e unhas, também ajuda a metabolizar proteínas e a evitar a queda dos fios.

O ácido fólico, ou vitamina B9, participa da manutenção dos sistemas circulatório, imunológico e nervoso. Esta vitamina tem influência na qualidade do sangue, fazendo com que o corpo se beneficie como um todo.

O complexo B, com todas as suas vitaminas para cabelo, é encontrado em carnes como peru, peixe e fígado, cereais integrais, lentilha, couve, espinafre e ovos.

vitaminas para cabelo

Vitaminas para cabelo contribuem para manter os fios saudáveis e hidratados. Foto: iStock, Getty Images

Vitamina D

A falta da vitamina D pode deixar as pessoas mais frágeis e menos resistentes. E isso inclui a saúde capilar. Apesar de ser necessária ao funcionamento do corpo, essa vitamina é raramente encontrada em alimentos, sendo alguns dos poucos exemplos de fonte o leite de vaca, de cabra e de ovelha.

O segredo da vitamina D é que o nosso corpo mesmo pode produzi-la, se tiver o estímulo certo. A luz do sol, ao entrar em contato com os folículos pilosos de todo o corpo, estimula a produção desta vitamina. Por isso é importante tomar sol diariamente, de preferência cedo da manhã, para evitar os malefícios da exposição excessiva aos raios UV.

Vitamina C

Uma das mais importantes vitaminas para cabelo, a do tipo C ajuda o corpo a fixar os benefícios de outras vitaminas e nutrientes, promovendo a melhora da saúde. O colágeno, ingrediente essencial à formação dos fios, precisa da vitamina C para ser produzido.

Alimentos ricos nesta vitamina são: frutas cítricas, frutas vermelhas e vegetais folhosos escuros. Em casos extremos, a vitamina é facilmente encontrada como suplemento.

Vitamina A

Esta vitamina ajuda a fortalecer o cabelo e garante a hidratação dos fios. Ela pode ser encontrada de forma direta ou como betacaroteno, um nutriente que torna o nosso corpo capaz de sintetizar sua própria vitamina A.

Para suprir a necessidade dessa vitamina, inclua na alimentação peixes oleosos, cenoura, abóbora, espinafre, fígado, ovos e batata doce.

Vitamina E

Quem está com medo do avanço da idade e quer adiar ao máximo o aparecimento dos cabelos brancos precisa suprir as necessidades de vitamina E no corpo. Ela também impulsiona o consumo de oxigênio e aumenta a imunidade, promovendo o crescimento saudável dos cabelos.

A vitamina E é facilmente encontrada em óleos vegetais, avelã, amêndoas e soja.

Saúde e vitaminas para cabelo

É possível perceber que uma alimentação balanceada pode fornecer todas as vitaminas para cabelo necessárias. Em casos de deficiência, é importante consultar um médico e fazer exames que indiquem a falta de um nutriente específico. Suplementos vitamínicos não devem ser administrados por conta própria. Coma bem para garantir a sua saúde!

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!