Primeiros Socorros

Envenenamento tem alto risco de morte. Entenda como oferecer socorro rápido e correto

Por Redação Doutíssima 29/07/2014

No nosso dia a dia, estamos constantemente expostos a substâncias que podem causar envenenamento: alimentos decompostos, monóxido de carbono, tintas, inseticidas e venenos para ratos são exemplos. Até mesmo alguns medicamentos, dependendo de sua composição, podem envenenar uma pessoa.

Ocorrência exige socorro rápido

Quando ocorre um envenenamento, é importante oferecer socorro rápido. Chame ajuda médica e, se a pessoa estiver inconsciente, é fundamental verificar a respiração e a pulsação, para saber se a pessoa não precisa ser reanimada até que a ajuda especializada chegue.

envenenamento

Se envenenamento for por ingestão, pode ser preciso checar o que foi ingerido. Foto: Shutterstock

Mas, além de atuar rapidamente nestes casos, também é importante adotar os procedimentos corretos em cada situação. Confira abaixo um rápido guia de primeiros socorros para saber como agir diante de um envenenamento.

Envenenamento por ingestão

1. Monitore as vias respiratórias: a respiração e o pulso da pessoa. Caso seja necessário, inicie a respiração boca a boca.

2. Verifique se efetivamente é um caso de envenenamento. Veja se o alimento ingerido tem algum cheiro estranho, busque por queimaduras ao redor da boca, dificuldade de respirar ou cheiros incomuns da própria pessoa. É importante, caso seja possível, identificar a origem do problema.

3. Não provoque o vômito por conta própria. Faça isso apenas caso o socorro médico o instrua por telefone.

4. Caso a pessoa vomite, cuide para que ela não se engasgue com o próprio vômito. Coloque um pedaço de pano nos dedos da mão antes de limpar a boca da vítima e, se possível, guarde o vômito, já que isso poderá ajudar o especialista a determinar a causa e prestar um socorro mais especifico.

5. Mantenha a pessoa cômoda. Deixe-a deitada, de lado, enquanto espera o socorro.

6. Na hipótese de ter atingido as roupas da pessoa, tire-as e lave a pele com água.

Envenenamento por inalação

1. Peça ajuda médica imediatamente. Não tente resgatar uma pessoa exposta a veneno sem antes avisar outra, porque você também poderá sofrer envenenamento.

2. Resgate a pessoa da exposição ao veneno apenas se for seguro fazê-lo e, em seguida, abra as janelas e as portas para que haja circulação no ambiente.

3. Respire ar fresco várias vezes e, antes de entrar no ambiente ameaçador, segure a respiração.

4. Não acenda fósforos nem isqueiros, pois alguns gases podem ser combustíveis e causar uma explosão.

5. Depois de retirar a pessoa para um ambiente seguro, monitore as vias respiratórias – caso necessário, comece a respiração boca a boca.

6. Caso a pessoa vomite, evite que ela se engasgue com o próprio vômito e, da mesma forma que no envenenamento por ingestão, use um pedaço de pano em torno dos dedos para limpar a boca e a garganta da vítima.

7. Procure ajuda médica, mesmo que a pessoa tenha se recuperado completamente.

O que não se deve fazer

1. Não tente medicar uma pessoa vítima de envenenamento.

2. Não induza o vômito, pois se o veneno for corrosivo, provavelmente causará mais danos quando for expelido.

3. Não tente utilizar soluções caseiras, como suco de limão ou vinagre, exceto se o socorro médico assim indicar pelo telefone.

4. Não espere a manifestação de sintomas caso você suspeite que alguém foi vítima de envenenamento.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!