Primeiros Socorros

Engasgamento exige socorro rápido. Veja como ajudar a vítima

Por Redação Doutíssima 07/07/2014

Situação que exige socorro imediato, o engasgamento pode levar ao bloqueio da traqueia, órgão responsável em enviar e retirar o ar dos pulmões. Sem atendimento rápido, a condição pode ser mortal.

O que provoca o engasgamento

Muitas vezes, o engasgamento é provocado por um objeto estranho, por vômito ou até mesmo por sangue. Fisiologicamente, a traqueia é comumente protegida pela epiglote – que serve como uma porta que abre e fecha, de acordo com a necessidade da passagem de ar.

engasgamento

Engasgamento pode ocorrer durante a alimentação ou ao ingerir objeto estranho. Foto: Shutterstock

Durante a passagem de ar, a epiglote permanece aberta, ao contrário do que acontece durante a alimentação, período no qual a epiglote é fechada, impedindo que qualquer alimento ou corpo estranho alcance a traqueia e, posteriormente, os pulmões.

Engasgamento aponta falta na epiglote

O engasgamento acontece quando a epiglote falha em sua função e, assim, os alimentos, os líquidos ou qualquer tipo de objeto estranho ultrapassam a epiglote e alcançam a traqueia.

O resultado disso é o bloqueio do ar e a sensação de engasgamento. É importante lembrar que, em alguns casos, o engasgamento pode levar à morte por asfixia e, por vezes, até deixar a pessoa parcial ou totalmente inconsciente.

Dependendo da gravidade do engasgamento, a situação é de emergência médica, sendo necessário chamar o serviço de atendimento especializado o mais rápido possível.

Como socorrer em um engasgamento

Usualmente, em caso de engasgamento por corpos estranhos, como moedas, pequenos brinquedos, pedra ou qualquer outro objeto pequeno, o socorro realizado é através da conhecida Manobra de Heimlich.

Este procedimento tem como objetivo realizar uma pressão positiva na região do epigastro, que corresponde à boca do estômago, localizada dois dedos abaixo do fim do osso esterno. A manobra colabora com a desobstrução e consequente passagem de ar, promovida durante o engasgamento.

Socorro ao engasgamento em adultos e crianças acima de 1 ano

1. Abrace a pessoa engasgada pelo abdômen. No caso de adultos, posicione-se atrás da pessoa ainda consciente. No caso de crianças, posicione-se atrás, mas de joelhos;

2. Atrás da vítima, coloque uma das mãos sobre a região da “boca do estômago” e com a outra mão, comprima a primeira mão. Ao mesmo tempo, empurre a região para dentro e para cima, como se estivesse levantando a pessoa;

3. Continue o movimento até que a pessoa elimine o objeto que originou a obstrução;

4. Em caso de pessoa inconsciente, não faça a manobra e procure ajuda do serviço de emergência.

Socorro ao engasgamento em bebê consciente

1. Na posição de bruços, coloque o bebê em cima de seu braço e faça cinco compressões entre as escápulas, no meio das costas;

2. Após, vire o bebê de barriga para cima e faça cinco compressões sobre o esterno;

3. Caso visualize o objeto, retire-o em seguida. Se isso não for possível, continue com as compressões até que o serviço de emergência apareça.

Socorro ao engasgamento em bebê inconsciente:

1. Pegue o bebê e o deite de barriga para cima e abra boca e nariz;

2. Verifique sempre se o bebê está respirando. Se não estiver, faça duas respirações boca-boca, bloqueando a boca e o nariz;

3. Observe a ocorrência da expansão do peito. Em caso negativo, realize novamente a respiração. Contate imediatamente o serviço de atendimento de emergência;

4. Nas situações de primeiros socorros, é necessário que você mantenha a calma, a fim de que possa agir com segurança e inteligência.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

Saiba mais:

O que fazer em caso de engasgamento

Apneia não tem cura, mas pode ser controlada. Saiba como!

Primeiros socorros: como agir em caso de urgência. Tire suas dúvidas sobre o pode ou não ser feito